2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Abençoadas sejam nossas mães!

10/05/2019

Abençoadas sejam nossas mães!

Toda a vida humana encontra seu sentido na vida de Jesus. Em Cristo, nada do que é autenticamente humano é deixado de lado. Como Ele é o Filho de Deus que nasceu de Maria, o mistério da Maternidade Divina da Virgem de Nazaré liga à vida de Cristo o dom da maternidade de cada mulher. Na anunciação e na encarnação do Verbo feito homem vemos que o sim livre dado por Nossa Senhora a Deus, mesmo na experiência da simplicidade e da pobreza humana, é condição para que a Vida possa nascer e levar o homem à salvação.

A maternidade é um grande dom de Deus que pede a cada mulher, com suas virtudes e limites, um sim livre como o de Maria. É por este assentimento pessoal que uma nova vida tem a possibilidade de nascer e crescer e fazer parte do projeto salvador do Senhor para a humanidade.

Mesmo não sendo uma heroína, dona de superpoderes que não a deixam se cansar, adoecer ou se magoar, as mulheres, juntamente com os homens, têm uma participação imprescindível para que a vida floresça no mundo. Quanta fé, amor, destemor e sacrifícios são necessários para acolher o dom de ser mãe e gerar e educar um filho! Pela importância, pela nobreza e pelo tamanho desse dom do Senhor é que afirmamos ser imprescindível a comunhão amorosa entre a mulher e o homem nessa missão de formar uma família, de conceber e de educar os filhos no caminho do Senhor, para a fé, dentro dos valores cristãos que professamos, que os levam a ser pessoas responsáveis e solidárias.

Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda junto ao Pai por todas as mães de nossa Arquidiocese e do mundo inteiro, para que sejam fortalecidas na fé e consigam educar seus filhos para Cristo e, assim, a família possa sorrir e florescer vivendo o projeto de Deus!

Feliz Dia das Mães!