4. Reunião Mensal de Pastoral de Agosto

Reunião Mensal de Pastoral de Agosto

Sacramento da Ordem

Reunião Mensal de Pastoral de Agosto - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A primeira Reunião Mensal do semestre aconteceu no dia 11 de agosto, com o tema “Sacramento da Ordem”, dando continuidade à proposta de estudo do Documento Pós - Sinodal Parte III, A liturgia na vida e na missão da Igreja particular de Goiânia. Os Sacramentos da Ordem e do Matrimônio são chamados de Sacramentos de Serviço.

Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo diocesano de Luziânia, foi quem assessorou o encontro. Ele fundamentou sua fala sobre o Sacramento da Ordem em vários textos da Sagrada Escritura. “Nós temos ,principalmente, como base na vida sacerdotal a pessoa de Cristo, pois os ministérios episcopal, sacerdotal e diaconal são referidos diretamente à identidade e à missão de Jesus Cristo”, disse o bispo. Segundo Dom Waldemar, não tem como falar do ministério episcopal sem falar da realidade da graça sacramental na vida da Igreja. “O sacramento é sempre a presença de Cristo que, por meio de seus sinais, comunica a sua graça especifica”.

Dom Pedro Carlos Zilli, bispo de Bafatá, na Guiné Bissau (África), conduziu a segunda parte da reunião e deu seu testemunho missionário “Fui enviado em 1985 para a Guiné Bissau, onde desempenhei o cargo de vigário paroquial e outras funções. Fui eleito bispo em 2001, para assumir a nova Diocese de Bafatá”. O bispo disse que quando chegou à diocese havia somente cinco padres no clero diocesano e hoje há 23, entre diocesanos e religiosos. Para Dom Zilli, “a maior alegria de ser um bispo missionário é crismar, batizar e levar a palavra de Deus, que deve ser anunciada a todos os povos”.

O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, apresentou na reunião uma carta direcionada a todos os fiéis católicos da Arquidiocese de Goiânia. No texto, ele faz um alerta sobre programas de TV usados para semear contravalores, confusão e mentiras sobre Nossa Senhora e a Ideologia de Gênero (Leia a carta).

Marcos Paulo Mota
Acadêmico de Jornalismo/PUC Goiás