4. Nossa Senhora Auxiliadora

Nossa Senhora Auxiliadora

Celebrada na Jornada da Cidadania

Nossa Senhora Auxiliadora - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Uma missa presidida pelo nosso arcebispo, Dom Washington Cruz, celebrou a Padroeira da cidade e da Arquidiocese de Goiânia, na manhã desta quarta-feira (24), no primeiro dia da Jornada da Cidadania, que acontece no Câmpus II da PUC Goiás, no Setor Mariliza. O evento, que segue até o dia 27, reúne a Feira da Solidariedade, centenas de oficinas, palestras, apresentações culturais, entre outros serviços gratuitos.

Em sua homilia, Dom Washington relatou como surgiu a festa da Mãe Auxiliadora. O papa Pio VII, após ter seus poderes pastorais retirados pelo imperador Napoleão, recorreu à intercessão de Nossa Senhora e prometeu coroar a imagem dela assim que fosse libertado, fato que aconteceu no dia 24 de maio de 1814, quando ele retornou a Roma. A festa só foi instituída oficialmente pelo pontífice em 1816.

O arcebispo também fez questão de relatar como se deu a escolha da Mãe Auxiliadora como Padroeira de Goiânia. “Dom Emanuel Gomes de Oliveira, arcebispo de Goiás, com o apoio de Dona Gercina Teixeira, esposa do ex-governador de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira, agradeceram a Nossa Senhora Auxiliadora pelo milagre escolha da nova capital. Por isso deram a ela o título de nossa Padroeira. E nós, como filhos autênticos de Nossa Senhora Auxiliadora, queremos sentir o palpitar do seu coração materno, que dedicou toda a sua vida a fazer o que o seu Filho dizia”, destacou. Dom Washington também convidou os presentes na missa a responder a Deus com os mesmos sentimentos praticados por Maria: “Fiat: seja feita a vontade de Deus; Magnificat: Deus seja louvado; e Estabat: seja fiel a Deus e ao compromisso até o fim da vida”.

Por fim, o arcebispo concluiu que, a exemplo de Nossa Senhora Auxiliadora, precisamos, como bons cristãos, nos dedicar à oração, sobretudo nestes tempos em que o Brasil sofre com “grandes turbulências políticas”. Ele comentou também que a Igreja de Goiânia, sob o manto da Mãe Rainha, precisa estar atenta ao que diz o Espírito Santo, por meio das indicações das disposições sinodais sobre a Caridade, a Palavra e a Liturgia. “Pedimos seu auxílio para implementar direção à nossa Igreja e o cumprimento do Sínodo como discípulos missionários”. À Jornada da Cidadania, ele desejou uma semana proveitosa de serviço àqueles que mais precisam.

Concelebraram com Dom Washington os bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Arantes, além de vários padres da Arquidiocese, religiosos, diáconos e seminaristas. Entre eles, estava o padre Amadeus, que veio da Angola, na África, conhecer a experiência da Jornada da Cidadania. A missa também contou com a participação de várias autoridades, como o secretário de governo do estado de Goiás, Tayrone Di Martino; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, entre outros.

Confira a programação da Jornada da Cidadania

Feira da Solidariedade – de 24 a 27 de maio de 2017

Exposição das Obras Sociais – Estandes de produtos e artesanato – abertos das 9h às 17h

Obras Sociais na Praça de Alimentação – das 9h às 21h