4. 10ª Marcha Goiana da Cidadania

10ª Marcha Goiana da Cidadania

Marcha em Defesa da Vida e contra o Aborto pelo centro da capital

10ª Marcha Goiana da Cidadania - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Realizada todos os anos, a Marcha entrará no calendário oficial de eventos de Goiânia, a partir de 2019

No último dia 17, uma multidão de pessoas gritou “Vida sim, Aborto não”, pelas ruas do centro de Goiânia, na 10ª Marcha Goiana da Cidadania em Defesa da Vida. A marcha, que começou na Praça Cívica, percorreu a Avenida Araguaia, passando pela Rua 4 e pela Avenida Goiás, até retornar à praça. Segundo dados apresentados pela organização do evento, cerca de 2 mil pessoas participaram da caminhada, entre elas estudantes de diversas escolas, professores, famílias, entidades ligadas à defesa do direito à vida, representantes de congregações, pastorais e movimentos da Arquidiocese de Goiânia, além de representantes de outras denominações religiosas.

Em entrevista ao Jornal Encontro Semanal, o bispo auxiliar Dom Moacir Silva Arantes explicou que a marcha é importante como uma manifestação de pensamento da sociedade brasileira, que é majoritariamente a favor da vida e contra o aborto. “Somos um povo que caminha na esperança e acreditamos que as pessoas podem mudar a realidade. Sendo assim, cada pessoa que chega ao mundo é um sinal de que Deus não desistiu do mundo, e se Deus não desistiu, nós também não podemos desistir”, disse. O coordenador do Comitê Goiano da Cidadania em Defesa da Vida, Lourivan Macedo, comentou que a Marcha será inserida, a partir do ano que vem, no calendário oficial de eventos de Goiânia, sempre na última quinta-feira de maio, por conta da aprovação da Lei n. 99112, de 26 de setembro de 2016.

A Marcha em Defesa da Vida é realizada anualmente em diversas regiões do Brasil e tem como objetivo principal abordar as questões sobre o aborto e a Proposta de Emenda Constitucional 181 (PEC 181). Criada pelo senador Aécio Neves, a PEC amplia direitos das mães e bebês em gestação, especialmente os prematuros, e apresenta uma nova definição de que a vida começa já na concepção do feto. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, em 8 em novembro de 2017, porém o processo ainda está em tramitação no Senado Federal.

Isabella Garcia
Acadêmica de Jornalismo/PUC Goiás, estagiária no Vicariato para a Comunicação