4. Mutirão Diocesano de Comunicação

14/05/2018

Mutirão Diocesano de Comunicação

Brasília também se prepara para o Mutirão Brasileiro de Comunicação a ser sediado em Goiânia

Mutirão Diocesano de Comunicação - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O segundo Mutirão de Comunicação no Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal), em preparação ao Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá em Goiânia, em 2019, foi promovido pela Arquidiocese de Brasília. O evento aconteceu no dia 5 de maio, na Paróquia São Judas Tadeu, na Asa Sul, e reuniu cerca de 60 pessoas, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), daquela Igreja particular.

Na Santa Missa de abertura, o bispo auxiliar e referencial para a comunicação na Arquidiocese, Dom Marcony Vinícius, disse que o primeiro aspecto de um comunicador que quer anunciar Jesus é sentir a vontade de Deus dentro de si. “A comunicação tornou-se quase que um poder e hoje a mídia pode elevar ou destruir uma pessoa. Portanto, o primeiro compromisso de uma pessoa que quer levar a Boa-Nova é a intimidade com Deus”. Segundo ele, a nossa responsabilidade é com a verdade, em primeiro lugar. Por isso, Jesus é quem deve aparecer. Ele é o grande comunicador e nós devemos fazer todo o possível para que ele apareça. “Quem ouvir os comunicadores católicos deve ouvir o Pai, porque vocês e todos nós somos discípulos dele”, declarou. Por fim o bispo exortou os comunicadores dizendo que é urgente a comunicação da Arquidiocese de Brasília crescer, se destacar em todo o Brasil. “Precisamos crescer, ser exemplo. Estamos no centro das decisões do país e não podemos realizar uma comunicação inferior. Não pensemos pequeno. Temos que desenvolver nossa comunicação de tal forma que seja modelo para todas as outras dioceses do país”.

O encontro seguiu com a palestra “A verdade vos tornará livres” (Jo 8,32), notícias falsas e jornalismo de paz, proferida pelo coordenador da Comunidade Divina Misericórdia, Gabriel Carvalho. O tema alude à Mensagem do papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em todo o mundo neste domingo, 13 de maio. Carvalho enfatizou as primeiras frases da mensagem: “No projeto de Deus, a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão”. Segundo ele, o objetivo da comunicação desenvolvida pela Pastoral da Comunicação não é apenas comunicar notícias, mas o próprio Senhor, com objetivo de gerar comunhão. “Deus compartilha o nosso ser e nós somos convidados a adentrar nele e ele em nós”. Toda a comunicação, desde o Antigo Testamento, tem a pretensão de comunicar a beleza de Deus, conforme o palestrante explicou.

Gabriel ressaltou também que no caminho há sempre os fatos trágicos, como o episódio em que Caim mata Abel. “Isso acontece também hoje quando o ser humano dá espaço ao egoísmo e se coloca como referência, em vez do Cristo”, explicou. “Caim distorce a comunicação a ponto de ter que matar o irmão”, completou. Ele também mencionou que todas as iniciativas que educam para a comunicação são louváveis. “Diante das mentiras, precisamos sempre contestar, portanto, é muito importante saber que existem aqueles que se dedicam a desenvolver iniciativas que ensinam como avaliar contextos comunicacionais”. Ao fim de sua apresentação, o jovem citou uma frase da Mensagem do papa que diz que nenhuma desinformação é inofensiva, uma vez que tudo o que não é verdade faz mal, e destrói os relacionamentos.

O Muticom Brasília contou ainda com um programa ao vivo transmitido pela Eventos Católicos de Brasília e por rádios católicas da capital. Durante todo o dia houve ainda visitas aos estandes da Pascom das paróquias e comunidades e conversa (troca de experiências) com os profissionais de comunicação.

Luís Felipe, agente da Pascom na Paróquia São Marcos e São Lucas, de Ceilândia Norte, disse que a atuação da sua paróquia, por meio da comunicação, tem crescido. “Hoje desenvolvemos um trabalho interessante de divulgação da nossa vida comunitária com as outras pastorais. O Muticom, nesse processo, foi um evento que colaborou para que nossas atividades cresçam ainda mais, porque aqui expomos trabalhos, conhecemos as ações de outras paróquias e trocamos experiências”, afirmou.

Mutirão Diocesano de Comunicação 2018

Cada Mutirão Diocesano tem como público apenas os agentes da Pascom da Igreja particular que sediará o encontro. Portanto, para participar, deve-se esperar a sua realização na diocese em que se atua.

18 e 19 de agosto – Diocese de Goiás

1º de setembro – Arquidiocese de Goiânia

2 de setembro – Diocese de Uruaçu

15 de setembro – Diocese de São Luís de Montes Belos