4. A oração e a pastoral são temas da Reunião Mensal

19/04/2018

A oração e a pastoral são temas da Reunião Mensal

Reunião Mensal de Pastoral reflete sobre a amizade com Deus construída pela oração

A oração e a pastoral são temas da Reunião Mensal - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Reunião Mensal de Pastoral de nossa arquidiocese, em abril, foi realizada na manhã do dia 14, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF). O padre Luiz Henrique Brandão, formador do Seminário Menor São João Paulo II e pároco da Paróquia Universitária, abordou o tema “A oração e a Pastoral”.

Apesar dos diversos e amplos aspectos abordados pelo padre Luiz Henrique, ele disse que a definição de oração é bastante pessoal e espiritual, e deixou bem claro que cada pessoa tem um ponto de vista, de acordo com sua sensibilidade, sobre o que é a oração. Para a pergunta fundamental sobre “o que é a oração”, cada um terá uma resposta.

O Catecismo da Igreja Católica fala em oração como Dom de Deus, Aliança e Comunhão. “Reunindo essas três expressões, podemos dizer que a oração é um dom de Deus, que dá ao homem a possibilidade de entrar na aliança de comunhão com Ele. Em uma palavra, oração é relação com Deus, amizade”, enfatizou o padre.

Em virtude do pecado, o homem precisa aprender a conhecer e amar a Deus e também os irmãos. E esse caminho de conversão ao amor exige um espaço formal, que é a oração, como disse o formador. Em suas palavras “a oração nos une a Jesus e, por seu amor e sua graça, podemos fazer um caminho de compreensão e conversão que nos leva sempre mais à comunhão com Ele e com os irmãos, para toda a eternidade”.

O padre Luiz reforçou que precisamos resgatar em nossa vida pessoal e em nossas comunidades a prática da oração. Uma razão para tanto é o mandamento missionário: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,19-20). “Diante dos inúmeros desafios pastorais que temos, tendo em vista a complexa situação dos destinatários da missão, a oração é um imprescindível instrumento pastoral, sem o qual não podemos cooperar com a graça de Deus”, concluiu