4. Arquidiocese celebra com missa, Jubileu de Nossa Senhora Aparecida

13/10/2017

Arquidiocese celebra com missa, Jubileu de Nossa Senhora Aparecida

Jubileu dos 300 anos da Mãe Aparecida

Arquidiocese celebra com missa, Jubileu de Nossa Senhora Aparecida - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A missa pelo Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, foi presidida ontem, 12, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora, pelo nosso arcebispo, Dom Washington Cruz. Nesta celebração histórica, ele explicou por que o povo brasileiro tem razão em orgulhar-se hoje de ter Maria por Mãe, de tê-la proclamado Rainha e Padroeira do Brasil. “Não fomos nós quem escolhemos Maria por Mãe. Cristo mesmo no-la deu como aconchego materno. Na cruz, ele olhou para o discípulo amado, para cada um de nós, e deu-nos sua Mãe: ‘Filho, eis a tua Mãe!’” Que generosidade a do Senhor: deu-nos tudo, seu corpo, seu sangue, sua vida... deu-nos sua Mãe! Realmente, amou-nos até o fim (cf. Jo 13,1)”, disse.

Sobre o encontro da imagem, o arcebispo explicou que o seu “aparecimento” nas águas recorda a presença materna da Mãe do Senhor na nossa história. Recordou também que, desde o ano passado, o povo de Goiás e do Distrito Federal recebeu a imagem peregrina, em suas paróquias e comunidades, para cantar com gratidão: “Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Salve a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida!”.

Selo comemorativo

Logo após a missa, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da diretoria regional dos Correios em Goiás, lançou o Selo comemorativo aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O superintendente da organização no Estado de Goiás, Osmar Caldeira Júnior, destacou, em sua fala, que, para os Correios, “é uma imensa honra fazer parte desta comemoração, momento marcante para a Igreja Católica”. Declarou ainda: “O mundo hoje necessita de muito do amor, do respeito, dos valores que só a fé cristã é capaz de nos transmitir”. Coube a ele também orientar autoridades e personalidades nas obliterações das peças filatélicas. O primeiro foi o arcebispo Dom Washington Cruz; em seguida, monsenhor Daniel Lagni, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral); e o jornalista da Arquidiocese de Goiânia, Fúlvio Costa. A leiga e paroquiana Francisca de Veiga Fleury (Dona Titinha) encerrou a solenidade. Por fim, o superintendente dos Correios deixou uma mensagem de esperança. “Espero sinceramente que os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida marquem o nosso reencontro com a fé, a esperança e com os bons sentimentos capazes de nos levar a viver em uma sociedade justa e em paz”.

Fúlvio Costa