4. Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo

Carmelo celebra sua padroeira

Nossa Senhora do Carmo - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No dia em que a igreja celebra Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, o Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição, em Trindade, recebeu centenas de devotos. Na ocasião, Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, presidiu a Santa Missa. Em sua homilia, ele destacou o início da devoção a Nossa Senhora do Carmo. “O culto e a devoção à Virgem do Carmo remonta às origens da Ordem dos Carmelitas.

A Virgem do Carmo é padroeira dos marinheiros. Ela é o porto seguro onde devemos nos refugiar em todas as tempestades da vida”. São Josemaria Escrivá, há séculos, já orientava os devotos a usarem sobre o peito o escapulário do Carmo. De acordo com ele, “poucas devoções (e há muitas e muito boas devoções marianas) estão tão arraigadas entre os fiéis e têm tantas bênçãos dos papas”.

No final da missa, Dom Levi abençoou e fez a imposição do escapulário em várias pessoas, que receberam esse símbolo de devoção que nos faz lembrar frequentemente do nosso amor à Virgem Maria e da sua bendita proteção. Nossa Senhora prometeu aos que vivessem e morressem com o escapulário – ou com a medalha, devidamente abençoada, do Sagrado Coração e da Virgem do Carmo, que o substitui – a graça de obterem a perseverança final, isto é, uma ajuda particular para se arrependerem nos últimos momentos de suas vidas, caso não estejam em estado de graça.

Marcos Paulo Mota, estudante de jornalismo da PUC Goiás