4. Diáconos Permanentes

22/06/2017

Diáconos Permanentes

Nova diretoria dos diáconos permanentes é empossada e enviada

Diáconos Permanentes - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A nova diretoria dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Goiânia, que havia sido eleita em encontro realizado no dia 1º de maio, foi empossada e enviada em missa presidida por Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar, na noite do último dia 19 de junho, na Paróquia São José, do Setor Sul. Para o diácono Ramon Curado, que foi diretor da Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD) nos últimos quatro anos, o trabalho é importante e ajuda a promover a comunhão do grupo. No entanto, ele ressalta que mudar é fundamental para que os diáconos continuem avançando. “A renovação é sempre bem-vinda porque chega um momento que não conseguimos mais conduzir da mesma forma que antes. Ao mesmo tempo, foi muito bom, porque nesse período os diáconos, de maneira geral, deram testemunho de amor, comprometimento e serviço à Igreja”, sublinhou.

"A caridade é mais generosa que a justiça, mas a magnanimidade é maior, porque exige muito mais do que aquilo que podemos dar"

Diáconos: Fernando Valadão Machado, Mauro Aparecido de Oliveira, Carlos Vieira de Brito (Presidente), José Ronaldo Leite, Hermes Araújo e Oscar Barbosa DamascenoEm sua homilia, Dom Levi destacou o Evangelho do dia (Mt 5,38-42), leitura que ele ressaltou ser uma das mais importantes do Novo Testamento, após as primícias da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque trata da virtude da magnanimidade. “Essa virtude é maior que a caridade. Esta, porém, é maior que a justiça, que, por sua vez, significa dar o que lhe é devido. A caridade é mais generosa que a justiça, mas a magnanimidade é maior, porque exige muito mais do que aquilo que podemos dar”, explicou. Dom Levi ainda pontuou que magnanimidade significa alma grande, acolhedora, que ajuda a todos. “O magnânimo não olha para si, mas, primeiro, para o outro, e não contabiliza o bem que faz”, destacou. Continuando, ele disse que os diáconos permanentes, por sua própria natureza, são exemplos de pessoas dotadas dessa virtude porque sua missão é o serviço ao próximo. “Eles se dão muito mais do que esperam receber e se propõem a trabalhar pelas comunidades. Todos eles têm seus afazeres, mas dedicam suas vidas a colaborar com a Igreja”, afirmou. Por fim, ele relembrou que a figura dos diáconos surgiu quando os apóstolos, sempre ocupados com a missão, se esqueciam de estar em contato direto com as pessoas. O bispo também pediu que sejamos magnânimos, isto é, almas grandes, como o foi Nossa Senhora. “Ela sonhou grande porque respondeu o seu sim”.

A CAD tem como novos membros da diretoria os seguintes diáconos: Carlos Vieira de Brito (presidente); José Ronaldo Leite (vice-presidente); Mauro Aparecido de Oliveira (primeiro secretário); Fernando Valadão Machado (segundo secretário); Hermes Araújo (tesoureiro); Oscar Barbosa Damasceno (vice-tesoureiro).

Logo após a missa, aconteceu no salão paroquial uma confraternização entre os diáconos e suas esposas.

Fúlvio Costa