2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Papa convida-nos a oferecer o melhor de nós

19/04/2018

Papa convida-nos a oferecer o melhor de nós

Papa convida-nos a oferecer o melhor de nós - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Mais uma vez, o papa Francisco toca o coração da Igreja, ao nos chamar à santidade, na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, publicada recentemente. Ele lembra que o importante é discernir o próprio caminho e trazer à luz o melhor de si mesmo, pois todos somos chamados a ser testemunhas do amor de Deus, mas há muitas formas existenciais de testemunho.

Além dos santos, podem estar entre essas testemunhas a nossa própria mãe, uma avó ou outras pessoas próximas de nós (cf. Tm 1,52), que não tenham tido uma vida sempre perfeita, mas, mesmo no meio de imperfeições e quedas, continuaram a caminhar e agradaram ao Senhor, como lembra o nosso papa. E devemos considerar, também, os sinais de santidade dos membros mais humildes do povo, por “seu testemunho vivo, sobretudo pela vida de fé e de caridade”.

Entre as características indispensáveis para buscar o estilo de vida da santidade, o papa indica: “perseverança, paciência e mansidão”, “luta, vigilância e discernimento”, “alegria e senso de humor”, “ousadia e ardor”, mas também que esse caminho seja vivido “em comunidade” e “em constante oração”. Ele explica que seu objetivo com esse texto foi o de fazer ressoar, mais uma vez, o chamado à santidade, procurando encarná-lo no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque...

Como ressalta o vídeo que divulga essa Exortação Apostólica nas redes sociais, essa é uma mensagem para quem não se contenta com uma existência medíocre. Para quem cria os seus filhos com amor, quem trabalha a fim de trazer o pão para casa, as pessoas idosas, as pessoas consagradas, os que se preparam para o futuro. Porque todos somos chamados a ser santos. O que não significa pensar que é melhor do que os outros quem sabe ou faz mais, nem também o que cegamente cumpre as regras sem amor. “Mas significa confiar na graça para poder alcançar a santidade. Jesus mostra-te o caminho. Jesus é o caminho. Segui-lo, hoje, é andar em contracorrente. É não ignorar os sofrimentos e as injustiças deste mundo. É ser audaz, lutador, humilde e ter sentido de humor”. A intenção dessas frases é destacar a santidade como possível de ser vivida por qualquer pessoa, buscada no seu próprio fazer cotidiano.

E o papa Francisco indica a fonte maior de conhecimento sobre o caminho da santidade: “Jesus explicou, com toda a simplicidade, o que é ser santo; fê-lo quando nos deixou as bem-aventuranças... Nelas está delineado o rosto do Mestre, que somos chamados a deixar transparecer no dia a dia da nossa vida... Essas palavras de Jesus vão contracorrente àquilo que se faz na sociedade. Por isso, não são um compromisso leve ou superficial; pelo contrário, só as podemos viver se o Espírito Santo nos permear com toda a sua força e nos libertar da fraqueza do egoísmo, da preguiça, do orgulho”. Recordemos as bem-aventuranças, na versão do Evangelho de Mateus (cf. 5,3-12).

Convido todos os fiéis da nossa Igreja particular a ler a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, com abertura a uma verdadeira reflexão, pois ela traz o misericordioso convite de Deus, por meio do sumo pontífice, para orientarmos nossas vidas e trilharmos o feliz caminho da santidade, perante Deus e na convivência com os irmãos.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia