2. Arquidiocese
  4. Louvemos o Senhor pela missão dos Catequistas

26/02/2018

Louvemos o Senhor pela missão dos Catequistas

Louvemos o Senhor pela missão dos Catequistas - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os catequistas que, generosamente, atuam na Arquidiocese de Goiânia e plantam sementes de fé e esperança nos corações dos seus catequizandos. Por meio dos catequistas, crianças, jovens e adultos conhecem a mensagem do Evangelho e podem cultivar os valores cristãos, seguindo o que Jesus nos ensinou. Fazendo isso, estão plantando o futuro dessas pequeninas e grandes pessoas, da nossa Igreja e da humanidade inteira, pois elas serão, certamente, homens e mulheres de boa vontade, que transformarão o mundo por onde passarem, semeando integridade, fraternidade e paz.

Sabemos que a tarefa dos catequistas não é fácil, e imensa é a sua responsabilidade. Por isso, concedo-lhes a bênção de Deus Pai e rogo por eles, para que não desanimem desse sublime serviço de anunciar a Palavra, que nos indica o caminho para o Reino. Pelo contrário, que liguem seus corações e suas mentes, sempre com mais empenho nessa missão a que foram chamados por nosso Pai.

"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda". (João 15,16)

Para que permaneçam nesse intento, sejam, também vocês, perseverantes na leitura da Palavra de Deus, na oração e no estudo dos documentos que orientam a vida cristã e a catequese na Igreja. "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto (João 15,5). Neste momento de implantação da Catequese de inspiração catecumenal, peço que apliquem incansavelmente o Diretório Arquidiocesano de Catequese, documento essencial para todos os catequistas.

Antes de tudo, porém, para que possamos partilhar algum conhecimento, sentimento ou crença, é preciso que tenhamos tido a experiência, a vivência correspondente à assimilação do conteúdo ou mensagem. Para ser catequista, é preciso que a pessoa tenha sido tocada e transformada pelo encontro verdadeiro com o Cristo em sua vida. A experiência diária da conversão é imprescindível para o desempenho dessa missão.

Sejamos, todos nós, catequistas neste mundo, instrumentos da verdade, do amor de Deus. Levemos às pessoas a palavra, a escuta, nossos dons e, principalmente, nosso exemplo de como ser bons cristãos. Que o amor aos irmãos e a alegria de seguir e anunciar o Evangelho permaneçam para sempre em nossos catequistas, fortalecendo-os e capacitando-os sempre mais, assim como aos cristãos e a todos deste mundo.

"Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa... O que vos mando é que vos ameis uns aos outros (João 15,11;17).

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia