2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. A Oração pode transformar nossa vida

17/01/2018

A Oração pode transformar nossa vida

A Oração pode transformar nossa vida - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Fé é a capacidade e a disposição de estar aberto ao infinito, de cultivar a esperança, aspirando a riqueza do Reino de Deus. A oração cristã nasce da fé em Jesus como verdadeiro caminho que nos leva ao Pai, e deve ser perseverante, apesar das dificuldades e mesmo se não obtivermos logo o que pedimos. Reconhecendo-nos como filhos de Deus, devemos pedir também auxílio para aumentar a nossa fé.

Em uma das suas primeiras pregações deste ano (12/01/2018), o papa Francisco nos advertiu para não rezarmos como papagaios, sem interesse naquilo que pedimos, mas que supliquemos ao Senhor ajuda para superar alguma dificuldade com persistência. A reflexão do Santo Padre foi iniciada com a pergunta: Como é a oração daqueles que conseguem obter do Senhor aquilo que pedem?

Ele citou passagens do Evangelho em que foi difícil para alguns, que necessitavam da ajuda do Senhor, aproximar-se dele, acrescentando que eles devem servir de exemplo para cada um de nós. O paralítico, no Evangelho de Marcos, é um deles, pois vem até mesmo baixado do teto para que sua maca chegue até o Senhor que está pregando entre a multidão. Outro exemplo é o do leproso, que desafia Jesus com coragem, dizendo: "Se queres, tens o poder de curar-me!". E a resposta do Senhor é imediata: "Eu quero".

A vontade sincera leva-nos a encontrar uma solução para nos aproximarmos do Senhor, pedir a graça desejada e persistir naquele pedido. O Papa lembra-nos de que “tudo é possível para quem crê, como ensina o Evangelho”. Ele exorta-nos a termos coragem para acreditar: “O Senhor nos disse: ‘Peçam e vos será dado’. Tomemos também esta Palavra e tenhamos confiança, mas sempre com fé, acreditando. Esta é a coragem que tem a oração cristã. Se uma oração não é corajosa, não é cristã”.

“... a certeza da presença de Deus   história, também hoje; uma presença que traz vida e salvação”

Solene profissão de fé que acompanha a nossa vida de fiéis, a oração do Credo (Creio em Deus Pai), foi motivo de reflexão do papa Bento XVI em suas catequeses dos dias 23 e 30/01/2013:

Dizer ‘Eu creio em Deus Pai onipotente’, no seu poder, no seu modo de ser Pai, é sempre um ato de fé, de conversão, de transformação do nosso pensamento, de todo o nosso afeto, de todo o nosso modo de viver.  [...] afirmar ‘Creio em Deus’ impele-nos a partir, a sair de modo incessante de nós mesmos, precisamente como Abraão, para levar à realidade quotidiana em que vivemos a certeza que nos deriva da fé: ou seja, a certeza da presença de Deus na história, também hoje; uma presença que traz vida e salvação, abrindo-nos a um futuro com Ele, para uma plenitude de vida que nunca conhecerá ocaso”.

Pensando no poder da oração, rezemos, colocando em nossas intenções a transformação de nós mesmos, das nossas famílias, comunidades e de todo o mundo. Faço um pedido a todos os fiéis de nossa arquidiocese: nesta semana, comente com alguém a mensagem do papa Francisco sobre a oração e ensine uma criança ou um jovem a rezar o Credo.

Que a paz de Cristo permaneça com vocês!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia