2. Arquidiocese
  4. Vamos nos preparar para o Natal do Senhor

06/11/2017

Vamos nos preparar para o Natal do Senhor

Vamos nos preparar para o Natal do Senhor - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Neste Tempo do Advento, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro, convidamos a Igreja de Goiânia a se preparar para a celebração do nascimento do Menino Deus, realizando a Novena de Natal em família e em comunidade. Esses encontros promovem momentos riquíssimos de imersão na Palavra de Deus e na oração, de convívio fraterno com os irmãos e oportunidade ímpar para cultivarmos o verdadeiro sentido do Natal, incentivando a presença de crianças e jovens. É nos primeiros anos de vida que se deve plantar as sementes do cristianismo autêntico.

Precisamos promover reflexões que tragam à tona as estratégias utilizadas pela cultura do consumismo e pelo mercado, no intuito de induzir todos a ir às compras, mas, principalmente, que exponham a alienação da fé que essa cultura provoca, ao substituir a preparação e comemoração do nascimento de Jesus pela espera do papai Noel, que significa apenas comprar e trocar presentes.

As confraternizações, nas semanas que antecedem o Natal, também precisam ser redimensionadas. Elas são importantes, pois aproximam as pessoas, mas ficam vazias de significado quando terminam em si mesmas. Até nas confraternizações natalinas em família, o sentido do Natal pode se dispersar, se não dedicarmos um momento sequer à oração de agradecimento ao Pai pelo nascimento do Menino Jesus entre nós. Mas, quando festejamos o Natal em sua dimensão teológica e litúrgica, é legítima a alegria que brota, a confraternização de irmãos em Cristo, enviado ao mundo para nos redimir das nossas culpas e nos indicar o caminho para a vida plena.

A época do Natal deve ser também marcada por gestos concretos de solidariedade. As famílias, nas comunidades, reúnam-se para a Novena do Natal e, ao final, se unam para ajudar os menos favorecidos que vivem em nossas cidades, e que muitas vezes não têm sequer o alimento sufi ciente para cada dia. Uma das formas de fazer isso é encaminhando doações para uma das obras sociais atuantes em nossa Arquidiocese, voltadas a diferentes demandas sociais e a todas as faixas etárias. Sejamos agentes da misericórdia divina.

Coloquemo-nos em oração, realizando a Novena de Natal, para que o tempo do Advento seja vivido em sua essência e plenitude! Os livretos da novena, que oferecem o roteiro de oração para os encontros, já estão prontos e podem ser adquiridos pelos grupos de novena no Secretariado para a Ação Evangelizadora, na Cúria Metropolitana, telefone: (62) 3223-0758. Ele foi organizado seguindo uma tradição da liturgia que, neste tempo, canta as “Antífonas do Ó”, canto que começou a ser usado pela Igreja a partir do século VI, composto de aclamações de louvor, adoração ao Mistério da Encarnação, que expressam o desejo de salvação da Igreja e de toda a humanidade.

Só precisamos ter cuidado para não anteciparmos o clima de Natal, como faz o comércio. A exemplo de Maria, nos coloquemos à espera do nosso Salvador. Vamos rezar, meditar bem o texto bíblico, que prepara corações, mentes, pessoas, famílias e comunidade para o grande dia de Natal e o tempo do Natal, que vai do dia 24 de dezembro, à noite, até a festa do Batismo do Senhor.

Como Isabel, exultemos: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42)

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia