2. Arquidiocese
  4. Que o Ano Jubilar desperte e confirme Vocações Eclesiais

24/09/2017

Que o Ano Jubilar desperte e confirme Vocações Eclesiais

Que o Ano Jubilar desperte e confirme Vocações Eclesiais - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Os três seminários arquidiocesanos estão vivendo um Ano Jubilar, que teve início no último dia 15, e terminará em 15 de setembro de 2018. Por mandado do Santo Padre Francisco, a Penitenciaria Apostólica concedeu esse tempo jubilar, de celebrações especiais e Indulgência Plenária, para a promoção de vocações em nosso meio. Certamente, nesse tempo jubilar, os seminários São João Maria Vianney (interdiocesano), Santa Cruz (propedêutico) e São João Paulo II (menor) darão grande contribuição para o nascimento, crescimento e amadurecimento das sagradas vocações, dons do amor misericordioso de Deus.

O despertar de uma vocação é sempre uma resposta ao chamado de Deus. Acontece quando homens e mulheres, reconhecendo-o como o Pai Eterno, se abrem ao Seu amor e misericórdia, colocando-se como peregrino no caminho do Reino traçado por Cristo. Ser chamado a compor a comunidade eclesial é um convite a sair de si mesmo para pôr-se à escuta da voz do Senhor, mas também a ser o rosto e as mãos de Deus para todos os povos.

E os vocacionados não devem se preocupar, caso sejam acometidos de dúvidas quanto à sua capacidade para essa divina tarefa. Quando o Senhor chama uma pessoa a uma determinada missão, lhe dá as qualidades necessárias para dela se desempenhar.

“...continuai a pedir ao Senhor que mande operários para a sua messe [...], capazes de se aproximar dos irmãos”

Aquele que, atraído pela voz de Deus, começa a seguir Jesus, “descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa-Nova aos irmãos, por meio da evangelização e do serviço na caridade. Abraçar a missão de evangelizar é abrir-se à silenciosa ação do Espírito Santo, que é o fundamento da missão”, nos lembra o papa Francisco, em sua mensagem para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado em maio deste ano. “É esta amizade íntima com o Senhor que desejo vivamente encorajar, sobretudo para implorar do Alto novas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. O povo de Deus precisa de ser guiado por pastores que gastam a sua vida ao serviço do Evangelho”, ressaltou.

Com essa mesma compreensão, num eco às palavras do Sumo Pontífice, neste Ano Jubilar dos Seminários, faço um pedido às comunidades paroquiais, às associações e aos numerosos grupos de oração presentes na Igreja de Goiânia: “sem ceder à tentação do desânimo, continuai a pedir ao Senhor que mande operários para a sua messe e nos dê sacerdotes enamorados do Evangelho, capazes de se aproximar dos irmãos, tornando-se assim sinal vivo do amor misericordioso de Deus”.

E rogo a Deus que suscite coragem naqueles a quem chamar, para dar uma guinada em suas vidas e uma autêntica resposta de amor: "Eis-me aqui, envia-me! E que a Rainha dos Apóstolos tome pela mão cada seminarista e formadores, para que sejam realmente glória da Igreja e um verdadeiro dom de Deus para o mundo!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia