3. Vida Cristã

UNIJUC

União dos Juristas Católicos de Goiânia

UNIJUC - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

As Uniões de Juristas Católicos possuem o propósito de enaltecer os verdadeiros valores da vida e sociedade, com a missão de reafirmá-los à luz da doutrina católica. Na Arquidiocese de Goiânia, em 2009, foi constituída pelo arcebispo Dom Washington Cruz, a União dos Juristas Católicos da Arquidiocese de Goiânia (Unijuc) que, como as demais no Brasil e no mundo, estão articuladas à União Internacional dos Juristas Católicos, com atual sede em Roma, no Palácio de la Chancillería, onde estão instalados os Tribunais Apostólicos. Trata-se de associação de fiéis, subordinada aos dispositivos civis e canônicos, de direito privado, natureza religiosa, social e cultural, sem fins econômicos. Integram-na bacharéis, advogados, membros do Poder Judiciário, Ministério Público, delegados, professores e outros da área.

Com o objetivo de contribuir com a atividade judiciária, legislativa e administrativa, a Unijuc se ocupa das questões do mundo atual sob a ótica dos princípios da ética católica, discussão e foco nos valores da família, vida, dignidade humana e bem comum; promove integração dos profissionais do Direito e da Justiça e favorece o testemunho coletivo de fé católica. Afirma a dignidade inalienável da pessoa, com a conscientização de seus direitos, garantias e deveres fundamentais. Defende e protege a vida humana, da concepção à morte natural, difunde a Doutrina Social da Igreja e zela pelos princípios cristãos nas atividades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, com acompanhamento sistemático de suas atividades.

Presente na defesa dos menos favorecidos, daqueles que se encontram marginalizados ou perseguidos, em temas ligados à sustentabilidade e meio ambiente, a Unijuc realiza debates, orientações e procura promover a celebração Eucarística nos fóruns, tribunais, Polícia Federal, OAB. Recentemente, também iniciou um ciclo de palestras em paróquias, na defesa da vida e contra o aborto. A Unijuc em sua postura, conduta e atuação busca a manutenção da concepção cristã da família.

No momento em que o STF discute a liberação do aborto, com a possível descriminalização até 12 semanas de gestação, temos papel relevante contribuindo com estudos, reflexões fundamentadas e atuação judicial na proteção da vida do indivíduo, em todas as suas etapas. A Unijuc disponibiliza acesso aos conhecimentos técnicos e legais que envolvem tais temas.

Quando a Suprema Corte desrespeita a Constituição, quando sua função precípua é salvaguardá-la, é um sinal terrível de degradação moral, uma entre as muitas que já temos tido, infelizmente, nestes tempos em nosso país de degenerescência institucional, que atinge em cheio o próprio Poder Judiciário na figura da sua mais alta Corte. Assim, a atuação da Unijuc tem papel de relevância na proteção à vida do indivíduo dentro dos princípios cristãos.

Pelo batismo, como cristãos, nós assumimos o papel preponderante na evangelização, de sair de nós mesmos e irmos em busca do próximo, nosso irmão. Parafraseando as palavras sábias do nosso papa Francisco, que exprime o que é servir, delimita-se o verdadeiro papel dos cristãos dentro da Unijuc: “Os rios não bebem da sua própria água. O Sol não brilha para si. As árvores não comem do seu fruto. As flores não perfumam para si”.

Que a Unijuc, por meio da sua atuação, siga no caminho proposto, com as bênçãos de Nossa Senhora Auxiliadora e a intercessão de seu padroeiro Santo Ivo.

Rita Machado
Advogada e vice-presidente da Unijuc