3. Vida Cristã

30/09/2022

São Jerônimo e seu amor à Escritura

São Jerônimo e seu amor à Escritura - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

No dia 30 de setembro a Igreja celebra São Jerônimo. Nascido por volta de 345 em Estridão, atual Croácia, ele apreciava a beleza dos textos clássicos latinos desde muito jovem, como disse o Papa Francisco na Carta Apostólica Scripturae Sacrae Affectus, para o XVI Centenário da morte de São Jerônimo.

Ordenado sacerdote em 379, Jerônimo dedicou-se aos estudos das línguas originais da Bíblia para melhor compreender as Escrituras. No ano 382, ele foi convocado pelo Papa Dâmaso a participar de um encontro em Roma. Apreciando suas qualidades, o Pontífice o escolheu como secretário pessoal e conselheiro. Mais tarde, convidou-o a traduzir os textos bíblicos para o latim. A primeira tradução da Bíblia para o latim recebeu o nome de Vulgata. Ainda hoje, esta tradução é o texto oficial da Igreja de língua latina.

Segundo o Papa Francisco, um traço peculiar da figura espiritual de São Jerônimo é o seu amor à Palavra de Deus transmitida à Igreja na Sagrada Escritura. “Se todos os Doutores da Igreja – e de forma particular os da primeira época cristã – extraíram explicitamente da Bíblia os conteúdos do seu ensinamento, Jerônimo fê-lo de maneira mais sistemática e, de certa forma, única.”

Cabe também a São Jerônimo o mérito de ter feito revisão e uma nova tradução da Escritura. Na Carta Apostólica, o Pontífice explica que “o ‘fruto mais doce da árdua sementeira’ que foi o estudo do grego e do hebraico, feito por Jerônimo, é a tradução do Antigo Testamento em latim a partir do original hebraico”.

Em 386, São Jerônimo foi viver em Belém, onde continuou as traduções bíblicas até falecer, em 420. A Igreja o declarou como padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo das Escrituras. O Dia da Bíblia também foi fixado na data em que celebramos este santo.

Francisco intitula São Jerônimo de “Biblioteca de Cristo”. Uma biblioteca “perene que, passados dezesseis séculos, continua a ensinar-nos o que significa o amor de Cristo, um amor inseparável do encontro com a sua Palavra”, finaliza.