3. Vida Cristã

23/08/2022

O milagre eucarístico de Santarém

O milagre eucarístico de Santarém - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

O milagre eucarístico de Santarém é considerado um dos mais importantes. Segundo o documento, encomendado pelo rei D. Afonso IV, em 16 de fevereiro de 1226, em Santarém, Portugal, uma jovem mulher, por ciúmes do marido, se dirige a uma feiticeira, que a aconselha a roubar uma Hóstia Consagrada para fazer um filtro de amor.

A mulher roubou a hóstia e a escondeu em um pano e linho que logo se manchou de sangue. Aterrorizada, ela vai para casa, onde abre o lenço e vê que o sangue jorrava da hóstia. Então ela guardou a partícula numa caixa do seu quarto. Durante a noite, a caixa começou a soltar raios de luz que iluminaram o quarto como se fosse dia.

O marido percebeu o fenômeno estranho e começou a interrogar a esposa que foi obrigada a contar tudo. No dia seguinte os dois informaram o pároco, que se apresentou na casa deles para levar a hóstia e transportá-la em solene procissão, para a igreja de Santo Estêvão, acompanhado de muitos religiosos e laicos.

A hóstia sangrou por três dias consecutivos. Em seguida, foi colocada em um magnífico relicário de cera de abelha. Em 1340, aconteceu um outro milagre quando um sacerdote abriu o tabernáculo e encontrou o vaso de cera rasgado em muitos pedaços: em seu lugar estava um vaso de cristal com o sangue da hóstia misturado com a cera.

A relíquia destilou sangue através dos séculos em diversas ocasiões e nessas se viram várias imagens de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Sagrada Partícula ainda permanece na igreja de Santo Estêvão, em Santarém. Ainda hoje ela está guardada num Trono Eucarístico do Século XVIII, sobre o altar principal

Desde que aconteceu o milagre, todos os anos, no segundo domingo de abril, a preciosa Relíquia é levada em procissão da casa dos esposos até a igreja de Santo Estêvão. A casa dos esposos se tornou uma capela a partir do ano de 1684.

Fonte: Site Miracoli Eucaristici – www.miracolieucaristici.org