3. Vida Cristã
  4. Milagres Eucarísticos no mundo

29/07/2022

Milagres Eucarísticos no mundo

O que é um milagre eucarístico?

Milagres Eucarísticos no mundo - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Os Milagres Eucarísticos são milagres de Deus que visam confirmar a fé na presença real do corpo e do sangue do Senhor na Eucaristia. Com as palavras da consagração: “Este é o meu corpo”, “Este é o meu sangue”, o pequeno pedaço de pão torna-se o corpo de Cristo, e o vinho torna-se o seu sangue.  Esta maravilhosa mudança é chamada de Transubstanciação, a passagem da substância. Do pão e do vinho restam apenas as aparências ou espécies que com um termo filosófico são denominadas acidentes. Permanecem então as dimensões, a cor, o sabor, o cheiro e também as capacidades nutritivas, mas não a substância, a verdadeira realidade, que se tornou o corpo e o sangue do Senhor. Santo Tomás de Aquino, considerado por excelência “Doutor da Eucaristia”, em sua Suma Teológica diz que “o corpo e o sangue que aparecem após o milagre são devido à transformação das espécies eucarísticas, ou seja, dos acidentes, e não tocam a verdadeira substância do corpo e sangue de Jesus”.

É possível visitar, virtualmente, nas páginas www.carloacutis.com e www.miracolieucaristic.org, os lugares em que os Milagres Eucarísticos, reconhecidos pela Igreja, aconteceram.

Milagre Eucarístico de Lanciano, 750 D.C

Uma inscrição em mármore do século XVII descreve este Milagre Eucarístico que se deu em Lanciano, Itália, na igreja de São Francisco, no ano 750.

“Um monge sacerdote pôs em dúvida que na Hóstia Consagrada se encontrasse realmente o Corpo e o Sangue do Nosso Senhor. Ao celebrar a Missa e depois de proferir as palavras da consagração, viu transformar-se em Carne a Hóstia e em Sangue o Vinho. Todo este milagre foi observado pelos presentes. A Carne está ainda hoje intacta e o Sangue dividido em cinco partes desiguais que pesam tanto todas juntas quanto cada uma delas”.

Em 1970, o Arcebispo de Lanciano e o provincial dos Frades Menores Conventuais de Abruzzo, com a autorização de Roma solicitam ao Doutor Edoardo Linoli, Diretor do Hospital de Arezzo e Professor de Anatomia, Histologia Patológica e Química e Microscópica Clínica, para elaborar um exame científico detalhado sobre as relíquias do Prodígio de doze séculos atrás. Em 4 de março de 1971, o professor apresentou um relatório minucioso dos vários estudos feitos.

Estas foram as conclusões:

1. A “Carne Milagrosa” é verdadeira carne, constituída por tecido muscular do miocárdio.

2. O “Sangue Milagroso” é verdadeiro sangue: a análise cromatográfica demonstra-o com certeza absoluta e indiscutível.

3. O estudo imunológico prova também que a Carne e o Sangue são, sem dúvida alguma, de natureza humana e o exame imuno-hematológico permite afirmar, com toda a objetividade e segurança, que ambos pertencem ao mesmo grupo sanguíneo AB, grupo a que pertence o homem do Santo Sudário e característico das populações do médio oriente.

4. As proteínas contidas no sangue estão igualmente repartidas, em porcentagens semelhantes às do esquema soro proteico do sangue fresco normal.

5. Nenhuma seção histológica revelou traços de infiltração de sais ou de substâncias conservantes, utilizadas na antiguidade para a mumificação dos corpos.

Em 1973, o Conselho Superior da Organização Mundial de Saúde nomeou uma comissão científica para verificar as conclusões a que tinha chegado o professor Linoli. Essa pesquisa foi exatamente a mesma que efetuou este professor com outros exames complementares. Os trabalhos duraram 15 meses e foram realizados 500 exames. Concluiu-se que os fragmentos recolhidos em Lanciano não se assemelhavam a tecidos mumificados. E quanto à natureza dos fragmentos da Carne, a comissão declarou que se trata de um tecido vivo, porque responde rapidamente a todas as reações clínicas próprias dos seres vivos. A Carne e o Sangue do Milagre de Lanciano permanecem com as características semelhantes às recém recolhidas por um ser humano. Este relatório das pesquisas científicas da Comissão Médica da OMS e da ONU, publicado em dezembro de 1976 em Nova York e em Genebra, concluiu que a ciência, consciente dos seus limites, se encontra perante a real impossibilidade de dar uma explicação para este fenômeno.

Fonte: Site Miracoli Eucaristici - www.miracolieucaristici.org