Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. O túmulo e a Igreja

17/01/2022

O túmulo e a Igreja

O EDIFÍCIO RELIGIOSO E SUAS CURIOSIDADES

O túmulo e a Igreja - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Quando olhamos para a imponente, majestosa e simbólica Basílica de São Pedro, na cidade do Vaticano, talvez não imaginamos os reais motivos para a sua construção. A área onde está localizada a igreja era um antigo cemitério e onde se encontra o túmulo de São Pedro, o primeiro papa da Igreja.

 

Em honra ao apóstolo, o Imperador Constantino ordenou a construção de uma igreja sobre o túmulo. No papado de Júlio II, em 1506, tiveram início as obras da nova igreja que conhecemos hoje. E, sobre o altar, embaixo do baldaquino, sobre a majestosa cúpula estão a cripta e o túmulo de São Pedro, aos quais os fiéis têm acesso pela parte lateral esquerda, descendo nas capelas por uma escada diante do pilar de Santo André. Mas o túmulo original encontra-se dois pavimentos abaixo, no subsolo da Basílica, conforme as escavações arqueológicas realizadas de 1939 a 1949.

Segundo o jornalista Luis Dufaur, “As escavações revelaram uma pequena capela, formada por uma mesa sustentada por duas pequenas colunas de mármore e apoiada num muro rebocado e pintado de vermelho (o chamado “muro vermelho”) em posição correspondente a de um nicho; no chão, diante do nicho, sob uma pequena laje, um túmulo escavado diretamente na terra”.

Ao lado do “muro vermelho”, há um pequeno muro com inscrições, identificado de “muro do grafito”, o qual tinha uma cavidade pequena e onde foi encontrado um pequeno fragmento de 3,2x5,8cm, grafitado em grego “PETR[Oc] ENI”, “Pedro está aqui”. Essa descoberta é um documento factual da autenticidade do local, o túmulo de Pedro.

Fabiana Longhi

Arquiteta

Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra

Longhi arquitetura – Arquitetura do Sagrado

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar