Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Santa Casa, 82 anos servindo o próximo

13/11/2018

Santa Casa, 82 anos servindo o próximo

Santa Casa de Misericórdia de Goiânia supera desafios e celebra mais de oito décadas a serviço dos mais pobres

Santa Casa, 82 anos servindo o próximo - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Com a missão de “Ser sujeito de transformação, de participação e de promoção social pela prestação de serviços em saúde; contribuindo com a geração e a produção de conhecimento sistemático, com estrutura organizacional moderna e flexível; e valorizando os colaboradores, com vistas ao efetivo acesso a bens e serviços da saúde”, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) celebrou no dia 1º de novembro, Festa de Todos os Santos, 82 anos de fundação.

 

A festa foi celebrada com a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, que destacou a data em sua homilia. “Hoje, para nós, é um dia de muita alegria. Uma obra de Deus se manifestou entre nós e completou 82 anos. Podemos imaginar em 1936 como era o desenvolvimento da medicina, como eram os tratamentos, e um grupo de vicentinos resolveu criar a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, imbuídos por todos os Santos”, afirmou.

 

A data escolhida para a fundação da Santa Casa, segundo Dom Levi, é mais do que simbólica, ela nos faz pensar sobre o nosso próprio caminho de cristãos em busca da santidade. “Esta data, Festa de Todos os Santos e Santas, foi bem escolhida para a fundação desta obra, pois quem trabalhou e trabalha aqui nos faz pensar sobre a santidade e o amor ao próximo. Quando perguntaram a Jesus os principais mandamentos da lei de Deus, ele disse: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com ao ti mesmo’. Quero deixar também um abraço em nome de Dom Washington, que infelizmente não pôde estar presente. Agradeço aos que estão aqui, em nome do arcebispo, o qual tem muito carinho por esta instituição”, disse ainda Dom Levi.

 

Um bolo também foi preparado para celebrar a data. Em um dos pátios da instituição,  reuniram-se o corpo diretor, o corpo administrativo, médicos, enfermeiros e convidados, para cantar o tradicional “parabéns”, ao som da Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Goiás. A superintendente-geral da SCMG, Dra. Irani Ribeiro de Moura, comentou o esforço da Arquidiocese de Goiânia, por meio de seu arcebispo, em manter a Santa Casa de portas abertas. “Esta gestão tem muito orgulho de estar presente nos 82 anos da instituição. Dom Levi, leve nosso abraço a Dom Washington que não mede esforços para que a Santa Casa mantenha as portas abertas. Ele foi uma pessoa que disse: ‘vamos lutar para manter a Santa Casa e, desde então, tem nos apoiado, ajudado e isso faz a diferença”. Irani fez a alegria dos funcionários ao anunciar que a primeira parcela do 13º salário seria depositada na primeira semana de novembro, resultado de um trabalho transparente realizado na atual gestão.

Santa Missa em ação de graças pelos 82 anos da Santa Casa

 

Dr. Pedro Ivandosvisck, superintendente técnico da instituição, lembrou em sua fala os desafios enfrentados nos últimos anos. “Estamos muito felizes por comemorar esta data. Depois de tantos desafios que superamos, a Santa Casa renasceu e continua dando assistência com qualidade aos pacientes.”

 

Crise e Superação

Nos últimos 12 meses, a dificuldade financeira no hospital foi acentuada. Embora a ameaça de fechamento tenha rondado a Santa Casa em setembro de 2017, a crise foi sendo amenizada gradativamente a partir da mudança da gestão em outubro daquele ano.  Dra. Irani Ribeiro revelou que o trabalho hoje é desenvolvido com o objetivo de manter a ampla estrutura da instituição funcionando, comprometida com a qualidade, o ensino e a inserção comunitária e social. “O fechamento geraria forte impacto na assistência à saúde da população de Goiás”, disse a superintendente.

 

Números

Os números mostram a importância dessa instituição prestadora de serviço no campo da assistência médica hospitalar, ambulatorial e laboratorial às camadas menos favorecidas da população do estado de Goiás. Com quase 300 médicos, 78 residentes e 850 colaboradores, no período de outubro de 2017 a outubro de 2018, realizou quase 56 mil consultas, perto de 5.500 cirurgias e um total geral de 8.500 internações. “Nós estamos em recuperação para, cada dia mais, abrir as portas da nossa casa às pessoas que precisam”, concluiu Irani Ribeiro.

 

História

Fundada em 1936, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é uma instituição privada de caráter filantrópico, administrada pela Igreja Católica. É referência em cirurgias de alta complexidade, como transplantes cardíaco e renal. A unidade de saúde oferece atendimento em 34 especialidades médicas e funciona como hospital-ensino da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) em 18 cursos de residência.

 

O primeiro prédio da Santa Casa foi instalado na região central da capital, onde hoje é o Centro de Convenções. A instituição nasceu da Conferência de São Vicente de Paulo, com o apoio das Irmãs Dominicanas e das Irmãs Vicentinas, além de autoridades políticas, empresários e profissionais liberais.

 

Mais adiante, em 1942, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo chegaram ao estado de Goiás. Dom Emanuel Gomes de Oliveira, então arcebispo de Goiás, pediu às religiosas para assumirem a direção administrativa da Santa Casa, que foi fundada com a colaboração do Sr. Germano Roriz, primeiro provedor da unidade de saúde e presidente da Sociedade São Vicente de Paulo de Goiás na época.

 

Irmã Marie Antoinette Blanchot, visitadora da província brasileira das Filhas da Caridade, enviou 12 religiosas para cursarem Enfermagem na Escola Anna Nery, no Rio de Janeiro. Dessas, ela prometeu enviar quatro para a Santa Casa de Goiânia e fundar a Escola de Enfermagem. Enquanto terminavam os estudos, assumiram o hospital por um tempo as Irmãs Agostinianas Isidora Rodriguez, Maria Valvanera, Maria Ângela de Araújo e Esperança Garrido, que chegaram à capital em 1937. “Eram especializadas em educação e ensino, e, de muito bom grado, dispuseram-se a servir a Deus, na Santa Casa, aguardando a chegada das Filhas da Caridade” (Santana, 2003). As religiosas fundaram o primeiro Curso de Enfermagem do estado de Goiás, em 10 de outubro de 1942.

 

Mais tarde, em 1959, o curso se transformou na primeira unidade da então Universidade Católica. As dependências da Santa Casa foram utilizadas também pelas irmãs, para o treinamento dos primeiros servidores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). A SCMG foi transferida para atual sede, na Rua Campinas, no Setor Americano do Brasil, em 1985.

 

Atendimentos

Maior hospital de atendimento ao Sistema único de Saúde (SUS) no Centro-Oeste

11 salas no bloco cirúrgico

20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

296 leitos instalados em dois pavimentos

96% de atendimentos pelo SUS

67% dos pacientes atendidos são de Goiânia

33% do interior e de outros estados

 

Depoimentos

"Estou aqui desde fevereiro de 1996. Trabalhar neste hospital é desafiador, mas o aprendizado é maior. Eu comecei como recepcionista do laboratório e hoje estou como coordenadora do setor de faturamento. Tive várias oportunidades aqui dentro, onde toda a equipe aprende e cresce muito nesta que é uma escola para a vida." Eneida Sebastiana Garcia da Silva

 

"Estou na Santa Casa há apenas quatro meses como analista de gestão de pessoas, mas minha relação é profunda com a instituição, pois aqui eu nasci e hoje tenho o privilégio de fazer parte do quadro de funcionários. Além de amadurecer minha fé católica, aqui nós cultivamos o amor ao próximo, sobretudo às pessoas que mais necessitam." Helga Caetano

 

"Há 26 anos trabalho aqui. Cumpri minha residência na Santa Casa, onde estou até hoje. Para mim, o hospital é uma segunda casa. Eu tenho três filhos, todos formados, e uma das filhas trabalha aqui na área de endoscopia. Esta unidade de saúde deve ser zelada, pois ela tem um papel social muito importante." Dr. Edmar Cláudio de Oliveira

 

"Eu tive meus filhos aqui e só tenho a agradecer a Deus por este lugar abençoado. Hoje, minha mãe é atendida na área de neurologia e não tenho do que reclamar. Eu espero que a instituição, depois de 82 anos de existência, continue atendendo bem como sempre fez, principalmente aqueles que mais precisam." Ana Paula Ribeiro Leite

 

"Desejo muita força e esperança à Santa Casa nesta comemoração dos 82 anos de fundação. Trabalho no setor de limpeza há 11 meses e amo este hospital. Rezo a Deus para que a Casa continue a prestar esse importante trabalho misericordioso que desenvolve em Goiânia". Andréia Aparecida Martins

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar