4. Leitura Orante

Leitura Orante

Leitura Orante - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

7º Domingo do Tempo Comum
 “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem!”
(Mt 5,44)

O Evangelho deste 7º Domingo do Tempo Comum convida-nos a viver a “nova justiça” com base no amor. Cristo é a nova Lei, ensina-nos e insere-nos na via da perfeição mediante o perdão, a caridade e a oração. Antes era: “Olho por olho e dente por dente” (Mt 5,38), a famosa Lei do Talião. Agora a lógica apresentada por Cristo é outra: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem!” (Mt 5,44). Nesse sentido, Jesus veio dar pleno cumprimento da lei (cf. Mt 5,17), apresentando-se como a Lei do amor e da justiça.

O seguimento a Cristo exige de nós uma vida de total entrega na oração e na caridade. Vida de doação e serviço. Por conseguinte, para levarmos adiante este bom propósito, a fim de alcançarmos a perfeição, Jesus Cristo aponta caminhos e ensinamentos que nos ajudam neste itinerário, pois a sua vontade é esta: “Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”, um convite à santidade, vocação universal de todo cristão. Sobre a santidade o Papa Francisco, na Exortação sobre o chamado à santidade no mundo atual, Gaudete et Exsultate, certifica que “... a santidade é viver em união com Ele os mistérios da sua vida; consiste em associar-se de uma maneira única e pessoal à morte e ressurreição do Senhor, em morrer e ressuscitar continuamente com Ele” (GE, n. 20).

Caríssimos irmãos, interpelados pelo Espírito Santo e fortalecidos pela graça santificante, esforcemo-nos para que a nossa vida seja sinal de santidade, de conversão e salvação. Que o amor seja a base e fundamento de nossa vida cristã.

Texto para a oração: Mt 5,38-48

Passos para a leitura orante:

1. Ambiente de oração: coloque-se numa posição cômoda em um local agradável. Silencie-se e invoque o auxílio do Espírito Santo.

2. Leitura atenta da Palavra: leia o texto mais de uma vez, familiarize-se com as palavras e insira-se no relato bíblico.

3º) Meditação: leia as leituras do dia. A Palavra de Deus é viva e eficaz, tem um objetivo específico na sua vida. A Palavra de Deus hoje se cumpriu na sua vida. Deixe que Deus fale com Suas Palavras e apenas escute.

4º) Contemplação: a Palavra hoje se cumpriu na sua vida. Contemple a Trindade que se revela.

5º) Oração: favoreça um momento para “ruminar” o Evangelho, reze com as palavras que ficaram em seu coração, deixe o Espírito Santo falar por você. Se possível, escreva os frutos dessa oração.

6º) Ação: a Palavra não volta para Deus sem produzir efeitos. É hora de agir e interpelar-se sobre as atitudes que Jesus quer de você hoje. Jesus Cristo lhe mostrará as ações concretas que você deve realizar depois de um intenso momento de oração.

7º Domingo do Tempo Comum – Ano A. Liturgia da Palavra: Lv 19,1-2.17-18; Sl 102, 1-4.8.10.12-13; 1Cor 3,16-23; Mt 5,38-48.

José Eldo Santos das Neves
(Seminarista da Diocese de Bom Jesus da Lapa)
Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney