Você está em:
27/10/2022
Missão Finados 2022
Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá” (Jo 11,25-26)

Todos os anos, no dia 2 de novembro, a Igreja celebra o Dia dos Fiéis Defuntos. Essa data foi escolhida, propositalmente, por suceder o Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro. No Dia dos Fiéis Defuntos rezamos por aqueles que já se encontram com o Pai. E, no Dia de Todos os Santos, recordamos todos os santos e mártires.
Visitar o cemitério ou rezar mentalmente em intenção dos fiéis defuntos é importante para os ajudar na purificação durante a passagem pelo purgatório, é o que nos explica o diácono Dino Magalhães, coordenador da Pastoral da Esperança. “Vivenciamos a oração por aqueles que terminaram a peregrinação nesta vida e que estão em purificação (purgatório) para obter a bem-aventurança celestial, o encontro definitivo com Deus, e por nós que, através do batismo, aspiramos a plenitude da vida eterna.” O diácono ressalta ainda que fé, esperança e amor ficam marcados no coração de cada fiel que reza por aqueles que terminaram a peregrinação terrena.
Neste dia em que rezamos pelos fiéis defuntos é possível lucrar Indulgência Plenária, para isso é necessário seguir algumas práticas, como nos diz a Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina do Papa São Paulo VI. “É preciso fazer uma obra enriquecida de indulgência e preencher as seguintes três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice” (Indulgentiarum Doctrina, normas, n. 7).
“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, normas, n. 1).
Missão Finados
A Arquidiocese de Goiânia realiza, todos os anos, a Missão Finados por meio da Pastoral da Esperança e consiste em grupos de servos nos cemitérios com a intenção de levar esperança, apoio e conforto para aqueles que vão visitar os túmulos de seus entes queridos.
De acordo com o diácono Dino Magalhães, a Missão Finados deste ano tem como objetivo “acolher, assistir, acompanhar, confortar e animar na fé e na esperança as famílias que vão visitar seus entes queridos falecidos e rezar também por aqueles que não são lembrados”, afirma.
Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” (Jo 11,25-26).
Gabriela Rodrigues