Você está em:
01/02/2022
Dom Washington Cruz, 19 anos à frente da Arquidiocese

Aconteceu na Catedral Metropolitana de Goiânia, na noite desta terça-feira, 1 de fevereiro, Santa Missa em Ação de Graças pelos 19 anos de pastoreio de Dom Washington Cruz, que iniciou seu ministério em Goiânia, em julho de 2002.
Seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia da Covid 19, a celebração reuniu sacerdotes, diáconos, seminaristas, autoridades civis e fiéis leigos e leigas.
Dom Washington fez uma fraterna saudação aos amigos, familiares e autoridades presentes na Santa Missa, e a todos que acompanharam pelas emissoras de TV’s católicas e demais mídias sociais que transmitiram ao vivo.
O administrador apostólico, em sua homilia, agradeceu por mais uma vez subir ao altar da Catedral Metropolitana de Goiânia para agradecer pelo caminho percorrido à frente da Arquidiocese. “Subo outra vez ao altar desta Catedral para agradecer pela longa jornada que tive aqui. Tive a graça de viver nesta nossa querida Arquidiocese de Goiânia”, ressalta Dom Washington.
Vida sacerdotal e missão na Arquidiocese de Goiânia
Natural de Itabuna, no estado da Bahia, ele iniciou sua caminhada na Igreja muito cedo. Ele cursou seus estudos primários no Colégio Divina Providência, na sua cidade natal. Ainda muito jovem, ingressou no Seminário da Congregação da Paixão (Passionistas), onde fez os 1° e 2° graus no Seminário São Gabriel em Osasco, São Paulo.
Em janeiro de 1966, após um ano de noviciado em Colombo, no Paraná, Dom Washington Cruz fez os primeiros votos religiosos na Congregação da Paixão de Cristo. Em fevereiro do mesmo ano, ele foi estudar em Roma. Na Cidade Eterna, ele cursou Filosofia (bacharelado), Teologia e Especialização para Licenciatura em Teologia na Universidade Lataranense.
A ordenação sacerdotal de Dom Washington aconteceu no dia 25 de julho de 1971, na Catedral de São José, pelas mãos de Dom Geraldo Pelanda, bispo passionista, na sua cidade natal. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 9 de maio de 1987, na Catedral de Salvador, na Bahia.
Arquidiocese de Goiânia
No dia 8 de maio de 2002, Dom Washington Cruz foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia. Ele tomou posse no dia 14 de julho do mesmo ano. A celebração de acolhida aconteceu na Catedral Metropolitana de Goiânia e contou com a presença de aproximadamente três mil pessoas. Algumas estavam com faixas de agradecimento pelo trabalho do arcebispo anterior, Dom Antonio de Oliveira, e outras, dando boas-vindas ao novo arcebispo.
Em sua homilia, o novo metropolita enfatizou de várias maneiras a missão evangelizadora da Igreja Católica. “O cristianismo parece às vezes paradoxal. É o paradoxo da graça”. Disse ainda que “O cristão está no mundo como fermento…”, e que “…As comunidades são escolas de evangelização…”. Estes foram alguns trechos do seu pronunciamento de posse.
Serviço pastoral
Depois de ter feito visitas pastorais nas comunidades da Arquidiocese, Dom Washington instituiu novas estruturas de serviço pastoral, os Vicariatos Episcopais: Territoriais e Ambientais.
Os vicariatos são fruto de um longo processo de preparação da organização pastoral da Arquidiocese, como explica o padre Antônio Donizeth, coordenador da Comissão de Arte Sacra. “No tempo de Dom Antonio eram as regiões pastorais, mas, depois que foram criadas as regiões pastorais, o padre Luiz Lôbo e o padre João Carlos, que hoje está em Senador Canedo, participaram de um estudo de aprofundamento sobre a Pastoral Urbana [...] Dom Washington continuou nessa linha de implantação da Pastoral Urbana.
Padre Antônio Donizeth também recorda os grandes investimentos que o arcebispo fez na parte estrutural, na área da liturgia e também na comunicação. “Houve um reordenamento da parte administrativa e contábil. A reforma da Cúria, propriamente da estrutura pastoral, aconteceu com o intuito de facilitar e diminuir a complicação que era um planejamento pastoral para uma diocese tão grande e tão complexa. Essas organizações visavam dar celeridade ao processo e unificar a linguagem para facilitar as comunicações interna e externa na Igreja”, finaliza.
Educação
Dom Washington dinamizou a Universidade Católica de Goiás, que em 2009 foi reconhecida pelo Vaticano como de direito pontifício. No livro “Memórias de um reitor”, o professor Wolmir Therezio Amado relembra a história. “Enfim, no dia 8 de setembro de 2009, durante a sessão solene de concessão do título de Doutor Honoris Causa, o Cardeal Zenon Grocholewski apresentou publicamente os documentos que erigiam a UCG como Universidade de direito pontifício [...] algum tempo depois, em correspondência enviada pelo cardeal Grocholewski, informava-nos que o papa Bento XVI havia autorizado também que a Universidade pudesse usar o título de Pontifícia Universidade.”
Formação presbiteral
Desde o início de seu episcopado, Dom Washington já pensava em reestruturar todo o processo formativo, tanto no âmbito da pastoral vocacional, como na reforma dos seminários, e também na construção do seminário menor. “Eu diria que um legado de Dom Washington na Arquidiocese de Goiânia foi o investimento na formação dos padres, o investimento em nossos seminários. É uma alegria enorme poder falar isso, mas também é uma alegria enorme perceber um arcebispo que pôde dedicar tanto às vocações sacerdotais. Desde que eu me ordenei padre, Dom Washington Cruz tem vivido junto conosco nesse processo formativo de forma tão próxima, de forma tão paternal, que eu só tenho a agradecer a Deus por tudo que ele fez pela nossa Arquidiocese, de modo especial pelos nossos seminários”, conta padre José Luiz da Silva, reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney.
O padre também fala sobre as grandes reformas e construções que Dom Washington pensou e conseguiu realizar. “A beleza que a gente vê é que ele conseguiu. Eu olho para a Cidade da Comunhão (CPDF) toda reformada, toda nova. Terminou também agora a construção da capela do Centro Pastoral Dom Fernando [...] Ele é verdadeiramente um missionário das vocações”, completa.
Episcopado de Dom Washington Cruz
- Foram criadas 55 paróquias e 6 quase-paróquias.
- Foram ordenados 54 diáconos. Dom Washington ordenou 42 e 12 foram ordenados por Dom Levi Bonatto.
- Dom Washington ordenou 36 padres diocesanos em Goiânia e 16 padres religiosos.
- Uma paróquia foi erigida em Santuário: Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida de Goiânia.
- Três Santuários foram erigidos em Basílica Menor: Divino Pai Eterno, em Trindade; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Sagrada Família, em Goiânia.
Clique aqui e confira a homilia na íntegra
Gabriela Rodrigues e Larissa Costa