4. Série Oração do Cristão

22/11/2021

Série Oração do Cristão

Uma oração que pode libertar mil almas do Purgatório

Série Oração do Cristão - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Neste mês de novembro, dedicado às almas do Purgatório, somos chamados a oferecer a essas benditas almas orações e sufrágios para que elas “possam chegar à visão beatífica de Deus”, após serem purificadas (Catecismo da Igreja Católica, n. 1032). Dessa forma, para assistirmos as almas do Purgatório, nós podemos oferecer a Deus não somente nossas orações, mas todas as nossas boas obras, na medida em que elas sejam impetratórias ou satisfatórias.

Os sufrágios que oferecermos pelas almas do Purgatório, que tem como sinônimo oração, são muito mais amplos e consistem em orações, esmolas, jejuns e penitências de qualquer tipo, indulgências e, acima de tudo, o santo sacrifício da missa. Todas as obras que nós realizamos em estado de graça, Jesus Cristo permite que as ofereçamos à Majestade Divina para o alívio de nossos irmãos no Purgatório.

Uma dessas orações que podemos oferecer como sufrágio pelas almas do Purgatório é a conhecida oração de Santa Gertrudes pelas almas do Purgatório. Santa Gertrudes (1256-1302) foi uma mística do século XIII que, muito tempo antes das aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, já recebeu a graça extraordinária de viver experiências místicas com o Seu Sagrado Coração.

Ela é mais conhecida pela sua oração às almas do Purgatório, que rezamos neste mês, perto da sua festa, 16 de novembro. Em uma das visões místicas que teve ao longo da vida, Santa Gertrudes foi instruída por Jesus a fazer a seguinte oração sabendo que, a cada vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório:

Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.

Esta oração feita por Santa Gertrudes inspirada por Nosso Senhor Jesus Cristo, quando rezada com grande, imensa e fervorosa devoção tem o poder de libertar mil almas do Purgatório, como prometeu Jesus a ela. Assim, neste mês de novembro dedicado às almas do Purgatório, temos a oportunidade de oferecer até oito indulgências plenárias pelas almas dos fiéis defuntos, como um ato de sufrágio. E a exemplo de Santa Gertrudes tenhamos uma grande devoção por essas almas benditas do Purgatório.

V/. Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno e brilhe para eles a vossa luz.

R/. Acolhei as suas almas, levando-as à presença do Altíssimo.

V/. Descansem em paz.

R/. Amém.

V/. As almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.

R/. Amém.

Pe. Diêmersom Bento