Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Depressão não é falta de Deus

12/11/2021

Depressão não é falta de Deus

Depressão não é falta de Deus - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O papa Francisco dedicou a intenção de oração do mês de novembro para as pessoas que sofrem de depressão. No vídeo de divulgação, o papa deixa claro que essas pessoas precisam, além de ajuda espiritual, de acompanhamento psicológico. Ele destaca ainda que “A sobrecarga do trabalho e o estresse laboral fazem com que muitas pessoas experimentem uma exaustão extrema, um esgotamento mental, emocional, afetivo e físico. A tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”, explica.

 

A psiquiatra Dra. Ana Caroline Vilela destaca que a depressão é uma questão biológica em que há perda de produção de serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas. Com a queda desse neurotransmissor, o indivíduo perde o ânimo de fazer coisas do cotidiano. O papa, em seu vídeo, orienta que as pessoas busquem estar perto daqueles que sofrem e estão esgotados.

 

A escuta é como um gesto de amor. A psiquiatra explica ainda que a depressão não é voluntária, não é porque a pessoa quer. A depressão é biológica. “É igual você querer que um hipertenso não tenha pressão alta, e você ficar assim: ‘vamos hipertenso, abaixe sua pressão, diminua sua pressão, sua pressão está muito alta hoje’. Não adianta, se a pessoa não fizer o tratamento certo, não vai melhorar.” A médica fala que a depressão é como querer que um carro ande sem gasolina. Ela revela ainda que “É quase que uma covardia, você pegar um depressivo que está quase sem neurotransmissor nenhum e querer que ele melhore só de conversar. A pessoa precisa de tratamento, precisa de ajuda”.

 

Estar perto daqueles que sofrem de depressão e dar apoio, de acordo com a psiquiatra, é muito importante. Porém, as pessoas próximas precisam saber como apoiar. “Algumas palavras, algumas frases podem até ser ditas com o sentido de ajuda, mas não são. As pessoas precisam ter a sensibilidade de saber acolher e não julgar. Por exemplo, se uma pessoa está muito triste e você quer ajudar, não menospreze ou minimize o que ela está sentindo, deixe-a expressar”, esclarece. O papa reforça esse ponto de que as pessoas que sofrem de depressão são ajudadas. “Muitas vezes só escutando, em silêncio, porque não podemos chegar e dizer: ‘Não, a vida não é assim. Escuta-me, vou te dar a receita’. Não existe receita.”

A rede de apoio para um depressivo é de extrema necessidade. Muitas vezes, por si só, a pessoa com depressão não irá procurar ajuda, inclusive pela falta de energia que a escassez de neurotransmissores traz. O papa Francisco fala que as palavras de Jesus também ajudam no tratamento. E diz ainda: “Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou esgotamento ao extremo recebam o apoio de todos e recebam uma luz que as abram à vida”. A psiquiatra enfatiza que a depressão não é falta de Deus e que a fé é uma ajuda no tratamento da depressão, pois ela é uma âncora, para que a pessoa não fique totalmente desesperançosa.

 

A depressão pode evoluir para situações piores, uma delas é o suicídio. Para que isso não ocorra, é necessário que as pessoas próximas saibam ajudar e apoiar aqueles que sofrem. Buscar ajuda o mais rápido possível é necessário e, logo de imediato, a primeira ajuda é saber ouvir sem julgar, sem dar seus palpites ou prejulgamentos. O apoio salva vidas.

 

Suzany Marques

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar