4. Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada

08/07/2021

Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada

Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada tem como fundadora Madre Alfred Moes, sob orientação do frade menor, frei Panfilo da Magliano. A criação do grupo religioso aconteceu em 2 de agosto de 1865, em Joliet, Illinois, Estados Unidos. Em 18 de dezembro de 1963, chegaram as primeiras quatro irmãs ao Brasil. Elas foram para a cidade de Santa Helena de Goiás, na Diocese de Jataí.

Como irmãs de São Francisco, a congregação abraçou o estilo de vida do Evangelho e aceitou o desafio que Jesus deu a Francisco de Assis: “Vá, reconstrua minha Igreja”. São mulheres cristãs, religiosas franciscanas, comprometidas com Jesus Cristo e guiadas pelo Espírito Santo. Vivem em comunidades, cultivando a vida de oração na simplicidade e vivendo o compromisso com os menos favorecidos. Contribuindo, assim, para a transformação da realidade em que vivem, na construção definitiva do Reino de Deus.

A irmãs vivem conforme São Francisco e são chamadas pela graça do Espírito Santo a uma vida de consagração a Deus pela profissão de votos públicos de pobreza, castidade e obediência.

As Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada estão presentes na Arquidiocese de Goiânia desde 1996. Quando chegaram aqui, Dom Fernando Gomes era o arcebispo. Os primeiros objetivos das irmãs eram a formação e os estudos das primeiras candidatas. Hoje, as irmãs Franciscanas estão presentes em duas paróquias: Cristo Rei, com duas comunidades, sendo uma o colégio Instituto San Damiano; e Santo Antônio, em Hidrolândia.

Atualmente, dez irmãs atuam na Arquidiocese de Goiânia. No estado de Goiás, elas se fazem presente também em Santa Helena de Goiás, na Diocese de Jataí.

Informações:

Congregação da Ordem Terceira de São Francisco de Maria Imaculada

Instituto San Damiano – Casa Provincial

Superiora: Ir. Maria Aparecida Gomes

Endereço: Av. Bela Vista, Km 5 – Parque Trindade II – 74921-206 – Aparecida de Goiânia-GO

e-mail: irmasfranciscanas2020@gmail.com

Pré-noviciado

Casa de Formação

Superiora da Casa Local: Ir. Sebastiana Barbosa de Freitas

Endereço: Rua Airton Gonzaga de Miranda, Qd. 19, Lt. 21 – Bairro Nazaré – 75340-000 – Hidrolândia-GO

Larissa Costa