Você está em:
25/06/2021
60 Anos de Ordenação Sacerdotal
Mons. Lino inicia as celebrações pelo seu Jubileu de Diamante de Ordenação Sacerdotal

No dia 18 de junho aconteceu na capela Santíssimo Sacramento, na Cidade da Comunhão (CPDF), a primeira celebração em ação de graças pelo Jubileu de Diamante de Ordenação Presbiteral do mons. Lino Dalla Pozza, hoje, padre confessor do Seminário Propedêutico Santa Cruz, da nossa Arquidiocese.
A celebração foi presidida pelo próprio aniversariante e teve a presença de vários padres que fazem parte da equipe do seminário e outros sacerdotes que o monsenhor ajudou a formar no seminário. Dom Washington Cruz e Dom Levi Bonatto participaram da Santa Missa como assistentes.
A homilia foi feita pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, que disse que essa data era muito especial para a Diocese de Vicenza (Itália), para a Arquidiocese de Goiânia e, sobretudo, para a vida do mons. Lino. “Querido irmão, ser padre não é mérito, é resposta amorosa a esse mesmo chamado. Com a ordenação sacerdotal fomos colocados, não apenas na Igreja, mas como pastores da Igreja, assumindo uma nova e real semelhança com Jesus, cabeça e esposo da Igreja, tornando-o presente entre os irmãos. Celebrar o jubileu junto com o bispo e os irmãos no ministério, manifesta a sua alegria de ser padre no meio deles”.
Mons. Lino Dalla Pozza nasceu no dia 23 de setembro de 1930, em Bertesina, Vicenza, na Itália. Foi ordenado padre na Catedral de Vicenza, em 1961. Em 6 de setembro de 1972 ele chega ao Rio de Janeiro, começando a sua história missionária no Brasil, rumo a recém-criada Diocese de Ipameri, onde trabalhou em diversas paróquias como Orizona, Goiandira, Corumbaíba, Catalão e Caldas Novas.
Por ocasião desse jubileu, o arcebispo de Goiânia fez um pedido à penitenciaria apostólica que concedesse indulgência plenária aos concelebrantes e fiéis que, devotamente, participarem de alguma das celebrações, que serão de 18 de junho a 4 de agosto de 2021, sob as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Sumo Pontífice).
Marcos Paulo Mota