Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Entendendo a Semana Santa - Parte 2

30/03/2021

Entendendo a Semana Santa - Parte 2

Caminhemos junto com Jesus na Semana Santa

Entendendo a Semana Santa - Parte 2 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

 

Quinta-feira Santa - Jesus lava os pés dos discípulos e institui a Eucaristia

 

Na Quinta-feira Santa pela manhã, no mundo todo se celebra a Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos, onde acontece a bênção dos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e a Consagração do Óleo do Santo Crisma, usado nos Sacramentos da Confirmação e da Ordem, ou seja, nas ordenações sacerdotais para ungir as mãos do neo-sacerdote e nas ordenações episcopais para ungir a cabeça do novo bispo. Ainda nesta celebração acontece a renovação das promessas sacerdotais, em que padres renovam o seu compromisso sacerdotal diante do bispo e do povo de Deus presente na celebração.

 

Também neste dia se inicia o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor, Missa do Lava-pés e Missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Essas três denominações estão corretas para esta celebração que marca três aspectos da espiritualidade importantes para nós cristãos. Antes de ser preso Jesus quis cear com seus Apóstolos e durante a Última Ceia, ao abençoar o Pão e o Vinho e dizer, “Tomai todos e Comei, Tomai todos e Bebei”, Jesus institui a Eucaristia, maior sinal da fé católica. Depois, erguendo-se na ceia, Jesus tomou um jarro e bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, mostrando claramente que Ele viveu sua missão de servir e não de ser servido. Jesus nos deixou esse exemplo e nos chama a fazer o mesmo gesto de entrega e doação amorosa.

Com a saudação inicial desta Missa da Ceia do Senhor se inicia uma grande “missa”, pois, no final da Missa da Quinta-feira Santa não se dá a Bênção Final e na celebração da Paixão do Senhor acontece somente uma oração sob o povo. Essa bênção acontece somente no final da Vigília Pascal no Sábado Santo.

 

Neste dia em que celebramos a Instituição do Sacerdócio somos convidados a rezar por nossos padres, para que sejam de fato, segundo o coração de Jesus.

 

Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa para os cristãos é o dia mais triste do ano, é o dia da Paixão e Morte de Jesus. Neste dia em algumas paróquias acontece a Via Sacra, que relembra os passos de Jesus e sua Via Crucis.

 

Neste dia, às 15 horas, nós temos a Celebração da Paixão de Jesus e a adoração da Santa Cruz, literalmente, a adoração da Santa Cruz. Devemos ter consciência que não estamos adorando um pedaço qualquer de madeira, mas a Cruz que foi banhada pelo sangue de Cristo e impregnada pelo sangue do Redentor. Não adoramos a madeira, mas o sangue de Cristo.

 

São Paulo, na carta aos Colossenses, diz que “Completo na minha carne o que faltou na Cruz de Cristo”. Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz dá sentido ao nosso sofrimento, Jesus não sofre por masoquismo ou sofre por sofrer, Jesus sofre para nos salvar, para redimir os nossos pecados, é um sofrimento redentor.

 

Dentro da Celebração da Paixão acontecem as Orações Universais as quais devemos rezar sempre, mas, como estamos na Semana das Semanas, elas se tornam mais solenes.

Acontece dentro da celebração da Paixão a coleta para os lugares Santos. O dinheiro arrecadado é utilizado para vários fins e confiado a algumas instituições, como a Custódia Franciscana, encarregada da manutenção dos Santuários nos locais Sagrados e de estruturas pastorais, educativas, assistenciais, de saúde e sociais.

 

Uma contribuição anual é destinada ainda à Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa para a missão indispensável de coordenação e promoção da presença eclesial. Outras comunidades eclesiais católicas, seja latinas, seja orientais também recebem parte da Coleta, assim como famílias religiosas masculinas e femininas.

 

Os territórios contemplados com a Coleta da Sexta-feira Santa são: Jerusalém, Palestina e Israel; Jordânia, Chipre, Síria, Líbano, Egito, Etiópia e Eritréia, Turquia, Irã e Iraque.

 

Marcos Paulo

 

Entendendo a Semana Santa - Parte 01

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar