2. Paróquias

Mãe de Misericórdia

Rua 106-A, nº 62 – St. Sul – 74080-230 – Goiânia – GO

E-mail: matermisericordiaeorapronobis@gmail.com

Tel.: (62) 3945-1745/ 99965-4000- (WhatsApp)

Expediente da Secretaria

2ª a 6ª-feira: 10h às 18h

Forania São Mateus

Data de criação da Paróquia: 21 de janeiro de 1981

Administrador paroquial: Pe. César Luís Garcia

Facebook: @paroquiamaedemisericordia

Missas

Domingo: 8h30, 11h30 e 18h

Sábado: 18h

Comunidades

Capela do Externato São José

• Rua 18, nº 221 – St. Oeste – 74120-080 – Goiânia – GO
  • Tel: (62) 98458-0458
  • Horário de Missas: 2ª a 6ª-feira: 18h/ Sábado: 16h

Veja mais detalhes

Paróquia Mãe de Misericórdia

Paróquia: é a Igreja que está onde as pessoas se encontram, independentemente dos vínculos de território, moradia ou pertença geográfica (Documento 100, CNBB)

Na década de 1960 até o início de 1980, a Paróquia São José, da Rua 90, era a referência das famílias dos setores Oeste, Marista e parte do Setor Sul. O crescimento dos bairros dificultava o deslocamento das pessoas que pediram ao então arcebispo, Dom Fernando Gomes dos Santos, uma nova paróquia para a região. “Nós participávamos das missas em outras paróquias ou no Externato São José e as famílias sentiam a necessidade de uma paróquia mais próxima. Para isso se concretizar, fizemos uma reunião com Dom Fernando, que acolheu o nosso apelo”, relembra Regina Célia Dias Ribeiro, 83 anos.

No dia 30 de novembro de 1980, contemporânea, talvez mais do primeiro Domingo do Advento, e terceiro ano do pontificado de São João Paulo II, ele publicou a Carta Encíclica Dives  in Misericordia, sobre a Misericórdia Divina. “A mentalidade que a do homem do passado, parece opor-se ao Deus de misericórdia e, além disso, tende a separar da vida e a tirar do coração humano a própria ideia da misericórdia” (nº 14), explicou ele na própria carta encíclica sobre as motivações que levaram à publicação do documento.

Dom Fernando, de uma vez só, atendeu ao pedido da comunidade e aos apelos do papa: criou a paróquia e deu evidência à misericórdia de Deus, tão sedenta já naquela época. “Ele buscou bem no coração da cidade uma área para que o nome ‘misericórdia’, fisicamente, se tornasse mais visível. Sim, literalmente no coração da cidade, porque, também, no centro do termo ‘misericórdia’, encontra-se a palavra em latim cordis, ‘coração’”, diz em entrevista o atual pároco, padre César Garcia. A paróquia Mãe de Misericórdia, a única com esse título na Arquidiocese de Goiânia, foi erigida em 15 de fevereiro de 1981. Nos 35 anos de história da paróquia, a comunidade lembra com carinho do trabalho prestado por alguns padres que por ali já passaram, como o monsenhor João Daiber e o padre Antônio Martins. “Monsenhor João Daiber foi o responsável pela compra do terreno, construção da igreja e a caminhada pastoral da paróquia por muitos anos”, comenta Regina.

Evangelização sem segredos

Não há segredos quando o assunto é evangelizar, segundo o padre César. “Evangelizar é acolher bem, visitar, dar testemunho da Palavra de Deus e celebrar com a certeza de que o liturgo é o próprio Cristo”. Ele ressalta, no entanto, que a pastoral urbana é desafiante e que hoje a paróquia se pauta no essencial, a oração. Júlia Godoi Della Côrte, 69 anos, que atua na paróquia desde a fundação, também diz que evangelizar no centro de Goiânia é um desafio.

“Precisamos atingir cada vez mais aqueles que moram nos prédios que tomam conta da cidade”. E observa que “é uma alegria hoje ver que estamos superando esse desafio com a presença atuante do padre César Garcia, que tem animado e tornado nossa igreja mais participativa”. Uma expressão importante na paróquia é a Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), que o padre se refere como “um sinal maravilhoso da misericórdia de Deus”. Sirlei Costa Savignani, 67 anos, diz que “os Vicentinos, além de distribuir alimentos, se preocupam em promover o ser humano” e que o trabalho do padre César, que está na paróquia desde janeiro de 2015, “tem tornado a nossa comunidade aberta à participação”. São muito participativas também as turmas de catequese, de primeira eucaristia e crisma e a catequese com adultos, além do curso bíblico que reinicia no próximo dia 16 de fevereiro. O Externato São José, que sempre fez parte da história da comunidade, tem missas todos os dias, de segunda a sexta-feira, às 18h, e aos sábados, às 16h.