3. Vida Cristã
  4. Milagre Eucarístico de Legnica, Polônia, 2013

22/12/2022

Milagre Eucarístico de Legnica, Polônia, 2013

Milagre Eucarístico de Legnica, Polônia, 2013 - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Em 25 de dezembro de 2013, na igreja de São Jacinto em Legnica, durante a Celebração Eucarística, no momento da distribuição da Comunhão, uma Hóstia consagrada caiu acidentalmente no chão, sendo imediatamente colocada num recipiente com água. O pároco de São Jacinto, padre Andrzej Ziombra, disse que no dia 4 de janeiro, junto com outros padres, foi verificar se a Hóstia consagrada havia dissolvido na água depois de quase duas semanas: “Imediatamente notamos que a Hóstia não havia se dissolvido e que apareceu uma mancha vermelha cobrindo um quinto de sua superfície. Decidimos informar o bispo, que constituiu uma comissão científica teológica especial para analisar o evento. Notamos que com o passar do tempo a mancha da Hóstia mudou de cor de vermelho escuro para marrom avermelhado (...). A amostra foi coletada diretamente pelos cientistas em 26 de janeiro de 2014. Para os padres, o milagre foi evidente. A comissão verificou se era algum fungo, mofo ou outro agente externo (...).

O Instituto de Medicina Forense de Wrocław excluiu imediatamente a presença de bactérias ou fungos como causa da cor vermelha da Hóstia. Uma segunda análise histopatológica apontou que alguns fragmentos pareciam pertencer ao tecido miocárdico. Uma opinião adicional foi solicitada usando as mesmas amostras no Instituto de Medicina Legal em Szczecin, sem especificar de onde vieram as amostras. O Instituto usou um método de análise diferente. Após a análise, o Departamento de Histopatologia da Universidade de Medicina da Pomerânia em Szczecin anunciou que “fragmentos de tecido contendo partes fragmentadas de músculo estriado cruzado” foram encontrados na imagem histopatológica. Isso é semelhante ao “músculo cardíaco humano com alterações que muitas vezes aparecem durante a agonia. Não testamos o sangue encontrado na Hóstia, sabemos apenas que o DNA humano foi encontrado”.

Os resultados da análise foram apresentados à Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, que reconheceu a natureza sobrenatural do evento. É impressionante que os resultados dos exames tenham sido semelhantes aos do Milagre Eucarístico Lanciano de 700 d.C. e outros Milagres ocorridos recentemente, como Sokolka em 2008, na Polônia, Tixtla, em 2006, no México, e Buenos Aires, na Argentina, em 1996. No dia 17 de abril de 2016, seguindo as instruções recebidas da Santa Sé, Monsenhor Zbigniew Kiernikowskiego, novo Bispo de Legnica, anunciou durante a Eucaristia que o pároco Pe. Andrzej Ziombra deveria “preparar um local adequado para a exposição da preciosa relíquia, para os fiéis possam expressar adequadamente a sua adoração”.

Fonte: miracolieucaristici.org