3. Sala de Imprensa
  6. Solenidade de Corpus Christi

Solenidade de Corpus Christi

Veja abaixo mais detalhes

A Solenidade de Corpus Christi deste ano será realizada no dia 15 de junho, às 17h, na Praça Cívica. Há 14 anos, o Arcebispo Dom Washington Cruz teve a iniciativa de reunir as paróquias para celebrarem juntas na Praça Cívica. A confecção dos tradicionais tapetes acontecerá das 7h às 11h e envolverá mais de 20 paróquias.

Evento: Solenidade de Corpus Christi

Data: 15 de junho

Horário da confecção dos tapetes: 7h às 11h

Horário da celebração: 17h

Coordenação Geral: Dom Moacir Silva Arantes

Assessoria de Comunicação: Talita Salgado – 98424 9727

Material de Apoio

Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, é o nome da Solenidade que celebra o mistério de Cristo vivo na Santa Eucaristia. Ela também é a “Festa da Unidade”, pois os cristãos católicos se unem para dar testemunho público da fé em Cristo Eucarístico.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo sempre é celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus se reuniu com seus apóstolos para a Última Ceia. Lá, Ele partiu o pão, deu a seus discípulos e disse: “Isto é o meu Corpo. Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: ‘Bebei dele todos, pois este é o meu sangue...’” (Mt 26,26). Esse ato é repetido hoje pelos sacerdotes durante as missas, no momento da consagração, em que ocorre a transubstanciação, isto é, quando as substâncias do pão e vinho (neste caso a hóstia e o vinho) se transformam no Corpo e Sangue de Cristo.

A celebração de Corpus Christi consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. A hóstia consagrada, que será adorada no ostensório ao longo da procissão, é o próprio Cristo vivo no coração de sua Igreja, no meio da comunidade.

Os tapetes

Todos os fiéis são convidados a participar deste momento de encontro e partilha e preparar, juntos, o caminho para Cristo. Este costume da piedade popular foi trazido para o Brasil pelos portugueses e começou na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais. O trajeto enfeitado faz alusão à entrada de Jesus em Jerusalém, onde as pessoas o receberam, colocando ramos de oliveira para que ele pisasse. Após a missa, o ostensório, com a hóstia consagrada, Cristo Vivo, é carregado pelo sacerdote, que passará sobre os tapetes. Só então os fiéis podem pisar sobre eles, seguindo os passos de Cristo.