Onde voce deseja procurar?

• Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

2. Comunicação
  3. Sala de Imprensa
  4. Releases
  5. 2017
  6. Missa e exposição relembram centenário de nascimento do Frei Confaloni

Missa e exposição relembram centenário de nascimento do Frei Confaloni

Veja abaixo mais detalhes

Pintor e professor de Belas Artes, Confaloni é considerado um dos pioneiros da arte moderna em Goiás

Uma missa em memória do centenário de nascimento do frei Nazareno Confaloni será celebrada na próxima segunda-feira, 23, às 20 horas, na Igreja São Judas Tadeu, Setor Coimbra. Presidirá a cerimônia frei Lourenço Papin, que conviveu com frei Confaloni e vem de São Paulo, especialmente, para este fim. Após a missa haverá visita ao túmulo do frei que se encontra na própria Igreja São Judas Tadeu.

Dando continuidade às comemorações, será aberta exposição Centenário de Confaloni, com mais de 60 obras pertencentes aos acervos da PUC Goiás, da Sociedade Goiana de Cultura e da Ordem dos Pregadores (Frades Dominicanos), que ocorre no dia 30 de janeiro, às 20 horas, na Galeria PUC, situada na Área 3 da instituição (Praça Universitária). No seu trabalho com a arte, o frei pintava a figura humana, trabalhando, principalmente, os temas sacros, realizando estudos artísticos em Florença, na Itália, onde se tornou frei dominicano.

"Ele trouxe para Goiás o novo conceito, para a época, de arte moderna. Formou grandes artistas e também grandes lideranças na área de cultura. Nada tão importante quanto celebrar o centenário dentro da própria escola que ele fundou", afirma o reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, sobre a exposição sediada no prédio da Escola de Artes e Arquitetura, antiga Escola Goiana de Belas Artes.

Biografia

Giuseppe Confaloni (Grotte di Castro, Viterbo, Itália, 1917 – Goiânia, 1977) é um religioso dominicano que iniciou seus estudos em 1922, na Escola Elementar de sua terra natal. Em 1923, ele viu surgir os primeiros sinais de sua vocação religiosa. De 1927 a 1933 estudou em diversas escolas e conventos dominicanos. Por algum tempo, em 1931, os padres dominicanos encaminharam-no à professora Briccola, com a qual aprendeu as primeiras lições de desenho. Em 1933, quando ingressou na Ordem Dominicana, em virtude da tradição da mudança do nome secular para o religioso, passou a chamar-se Nazareno Confaloni.

Dois anos depois, reproduziu, em óleo sobre tela, a pintura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que se crê, seja uma de suas primeiras obras. Foi ordenado presbítero em 24 de setembro de 1939, em Fiesole. Datam dessa época uma série de xilografuras, algumas hoje desaparecidas. De 1940 a 1941 frequentou a Academia de Belas Artes de Florença, quando conviveu com artistas de renome, sobressaindo por sua influência, Primo Conti, então titular de pintura da Academia. Profícuo em sua arte participou de diversas exposições, não cessando de produzir.

Em Goiás

Em 1950, em Roma, quando encontrou dom Cândido Penso, bispo de Goiás, recebeu um convite para realizar os afrescos da Igreja do Rosário. Em outubro já se encontrava no Brasil e em janeiro de 1951 deu início à pintura dos afrescos intitulados Os Mistérios do Rosário. Em dezembro de 1952 tratava da instalação da Escola Goiana de Belas Artes, que seria aberta no dia 30 de março de 1953, tendo como fundadores Luís Augusto do Carmo Curado, Henning Gustav Ritter e o próprio frei. Com a criação da Universidade de Goiás (hoje PUC Goiás), a Escola Goiana de Belas Artes foi uma das sete faculdades que se juntaram para a sua formação.

Em 1965, a Escola aprovou a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo, que passou a oferecer vagas em 1966, sob a direção de Amaury Meneses, aluno da Escola.  Frei Confaloni foi diretor do curso de 1967 a 1968. Produziu sempre, pintando diversos painéis em Goiânia e no interior e realizou diversas exposições em Brasília, Goiânia e na Itália. A convite do professor Emílio Vieira, passou a integrar, em 1975, o Centro de Estudos Italianos, de Goiânia, ministrando aula de História da Arte. Preparava-se para participar da Mostra Itinerante da Arte Goiana na Europa, quando faleceu no dia 4 de junho de 1977.

Comemorações do Centenário de Frei Confaloni

Evento: Missa em memória dos 100 anos de nascimento

Data: 23 de janeiro

Horário: 20 horas