3. Sala de Imprensa

Ação de Graças pelo Jubileu de Diamante da Arquidiocese

Veja abaixo mais detalhes

Na Festa de Corpus Christi, agradecimento pelos 60 anos da nossa Arquidiocese

Na celebração da Solenidade de Corpus Christique acontece amanhã (15), na Praça Cívica, às 17h, a Arquidiocese de Goiânia colocará também a intenção de Ação de Graças pelos 60 anos de sua instalação - Jubileu de Diamante. Celebraremos toda a caminhada dessa Igreja particular, lembrando os nossos pastores: Dom Fernando Gomes dos Santos, Dom Antonio Ribeiro de Oliveira e Dom Washington Cruz. A PUC TV transmitirá a celebração ao vivo.

A Arquidiocese de Goiânia foi criada em março de 1956, sob o pontificado do papa Pio XII, pela Bula Christi Voluntas. Sua instalação, no entanto, foi efetivada no dia 16 de junho de 1957, ocasião em que tomou posse o primeiro arcebispo, Dom Fernando Gomes dos Santos. A solenidade de instalação foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil da época, Dom Armando Lombardi, na praça da Catedral Nossa Senhora Auxiliadora, com a presença de milhares de fiéis. A padroeira da Arquidiocese e da cidade de Goiânia, também orago de sua Catedral, é Nossa Senhora Auxiliadora, com festa celebrada no dia 24 de maio.

Atualmente, a Arquidiocese é formada por 27 municípios e tem 117 paróquias, 8 quase-paróquias e três santuários, sendo dois deles reconhecidos pela Santa Sé como basílicas menores. São eles: o Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Setor Campinas - Goiânia), o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno (Trindade) e o Santuário Sagrada Família (Vila Canaã - Goiânia). Nossa arquidiocese integra a Província Eclesiástica de Goiânia, juntamente com as dioceses de Anápolis, da Cidade de Goiás, Itumbiara, Ipameri, São Luís de Montes Belos, Rubiataba/Mozarlândia e Jataí.

Para Dom Washington, a Igreja de Goiânia “foi crescendo e amadurecendo como comunidade de fé, de esperança e de caridade”. Ele pediu que todos demos graças pela presença de Deus, que tornou possível tudo o que foi realizado na história da nossa Arquidiocese. O arcebispo agradece especialmente aos sacerdotes que estiveram à frente do pastoreio ao longo dos 60 anos, e também a todos aqueles que, de modo silencioso, contribuíram para sua missão, seja na oração, na oferta do trabalho e também por meio de contribuições econômicas. Ele ressalta, ainda, que “nossa Arquidiocese será viva na medida em que todos nós, seus membros, estivermos fundamentados em Cristo, pedra angular”.