4. Paróquia Santa Rosa de Lima

08/11/2018

Paróquia Santa Rosa de Lima

Criada Paróquia Santa Rosa de Lima e empossado seu primeiro administrador paroquial

Paróquia Santa Rosa de Lima - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A noite do dia 4 de novembro foi histórica para a Comunidade São João Batista, no Setor Nova Olinda, em Aparecida de Goiânia. É que ali foi criada pelo arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, a nova Paróquia Santa Rosa de Lima, e empossado seu primeiro administrador paroquial, padre Marcílio Brandão de Sousa. A cerimônia contou com a participação dos fiéis, que lotaram a igreja. Concelebraram o novo administrador paroquial; o padre João Luiz da Silva, administrador paroquial da Paróquia Menino Jesus de Praga; e o padre Victor Simão dos Santos Freitas, administrador da Paróquia São João Batista, no Setor Colina Azul.

Fazendo memória à liturgia do dia, Todos os Santos, Dom Washington comentou que, embora os Santos tenham passado por muitas tribulações em suas vidas terrenas, eles as superaram e, por isso, também agora são venerados nos altares. “Hoje, celebramos todos os Santos que também passaram por muitas tribulações, quem sabe bem maiores que as nossas e conservaram brancas as suas vestes batismais, lavando- -as no sangue do Cordeiro, como vimos na leitura do livro do Apocalipse”, afirmou. Em seguida, o arcebispo explicou o significado da paróquia “comunidade cristã, isto é, conjunto de pessoas que vivem a fé em Deus e em Jesus Cristo, formando parte da Igreja em território determinado”. Declarou que o responsável primeiro da paróquia “é o padre, nomeado pelo bispo para ser administrador, que coordena todas as atividades que nela se desenvolvem, cumprindo o encargo de servir àquela comunidade por um tempo”.

Durante a celebração, foi lido pelo padre Victor Simão o Decreto de Ereção da nova paróquia, que foi desmembrada da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. Formam a nova paróquia as comunidades Santa Rosa de Lima, São João Batista, Santa Luzia e Nossa Senhora Aparecida. Os bairros que integram a paróquia são: Chácara Condomínio Sonho Verde, Condomínio Planície, Conjunto Planície, Jardim Miramar, Jardim Repouso parte, Loteamento Nova Olinda, Loteamento Real Grandeza, Parque Itamaraty, Parque Montreal, Loteamento Retiro do Bosque, Setor Alvorada Oeste, Setor Alvorada Sul e Setor Rosa dos Ventos.

Dom Washington entregou o Evangeliário ao administrador paroquial, para que ele desempenhe, com dignidade e sabedoria, o ministério da Palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica, e também os instrumentos que lhe possibilitam desempenhar bem sua missão: as chaves da Igreja e do sacrário, além do batistério e da estola roxa – símbolo do Sacramento da Confissão. Por fim, o arcebispo desejou frutífera missão ao padre Marcílio que, por sua vez, disse estar ali para servir à comunidade. “Por onde passei, consegui caminhar e crescer com a comunidade e aqui não será diferente”, declarou. O sacerdote tem dez anos de ministério e pertence ao Clero da Arquidiocese de Palmas (TO).

A matriz da nova paróquia será sede da Comunidade São João Batista, localizada na Avenida Independência, Praça Santo Antônio, s/n, Setor Nova Olinda, em Aparecida de Goiânia, até que seja construída a nova matriz, na Praça Dona Lucy Machado de Oliveira com a Rua Tamila, na Qd. 128, Setor Rosa dos Ventos, em Aparecida de Goiânia.

Matéria e Fotos: Fúlvio Costa