Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Muticom Arquidiocesano

31/08/2018

Muticom Arquidiocesano

Criatividade, eficácia e missão do leigo na comunicação da Igreja

Muticom Arquidiocesano - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Todas as dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB estão realizando mutirões de comunicação locais com o objetivo de se prepararem para o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá em julho de 2019, na cidade de Goiânia. O Muticom da Arquidiocese de Goiânia acontecerá no dia 1º de setembro (sábado), com o tema “Criatividade, Eficácia e Missão do Leigo na Igreja”, das 8h às 18h, no Centro Pastoral Dom Fernando. 

O evento é especialmente voltado aos agentes de Pastoral da Comunicação, comunicadores católicos, grupos em fase de implantação da Pascom em suas paróquias e comunidade, párocos e administradores paroquiais e todos aqueles que se interessam por comunicação. A programação do dia será dividida em 3 grandes momentos, conferências pela manhã, 5 workshops na parte da tarde, Mesa Redonda, encerramento com a Santa Missa e entrega do símbolo à Diocese de Uruaçu, próxima a realizar o Mutirão Diocesano.

Inscrições Encerradas!

 

Programação

7h30 – Credenciamento

8h – Cerimônia de Abertura

8h15 – Conferência: A pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil – Ir. Diego Joaquim – Coordenador da Pastoral da Comunicação do Regional Centro-Oeste da CNBB

8h45 Intervalo

9h – Conferência: A missão do comunicador católico frente aos desafios das novas tecnologias – Me. Paulo Giraldi – Macapá-AP

10h – Intervalo

10h15 - Conferência: Planejamento técnico e consciência pastoral – Patrícia Luz – Salvador-BA

11h15 – Plenária

12h – Almoço

13h – Abertura dos trabalhos

13h15 às 15h15 – Workshops

  • Design Gráfico e Inovação – Darlan dos Santos (Agência Arcanjo) – Joinville-SC
  • Media Training – João Camargo Neto – Goiânia-GO
  • Fotografia: Composição e Criatividade – Wesley Cruz (PUC Goiás)
  • Direção e Produção de Vídeos – Thiago Benetti (Stone Entertainment) – Goiânia-GO
  •  Conteúdo para Redes Sociais – Me. Paulo Giraldi – Macapá-AP

15h30 às 16h30 – Mesa Redonda

17h – Celebração Eucarística – Arcebispo Dom Washington Cruz, CP

 

Conferências e Convidados  

A missão do comunicador católico frente aos desafios das novas tecnologias
Paulo Giraldi – Jornalista e Professor de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB/PPGCOM). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em Docência no Ensino Superior (UNIFAP) e Especialista em Linguística e Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Membro do Grupo de Reflexão da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Coordenador da pesquisa científica: “Mercado midiático de religião e novos arranjos econômicos: carreira e identidade profissional” (CNPQ)

 

Planejamento Técnico e Consciência Pastoral
Patrícia Luz – Jornalista e especialista em Convergência Midiática pela Faculdade Social da Bahia. Bacharel em Teologia pela Universidade Católica do Salvador. Sócia-diretora da Lumina Comunicação Integrada. Membro do Grupo de Pesquisa em Interações Sociais, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Secretária Nacional da Pastoral da Comunicação. Coordenadora da Pastoral da Comunicação no Regional Nordeste 3 da CNBB.  É professora da Escola de Teologia para Leigos da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA). Atuou como coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador. Foi editora e redatora do jornal São Salvador; publicação mensal da Arquidiocese de Salvador. Colaborou como editora do Boletim Mentes Livres; publicação da Pastoral Carcerária destinada aos encarcerados da Bahia e de Sergipe.  Colaborou com o Jornal Aurora da Rua; publicação produzida e destinada às pessoas em situação de rua.  Atuou como professora do Curso Arquidiocesano de Comunicação Pastoral.  É coautora do e-book Comunidades Eclesiais Online:  Guia  de Redação Web.

 

A pastoral da Comunicação na Igreja no Brasil
Ir. Diego Joaquim – 36 anos, é Missionário Redentorista e atualmente reside em Brasília/DF. Coordenador da PASCOM no Regional Centro Oeste desde 2014. Possui graduação em História e em Jornalismo. É radialista profissional, e hoje integra a equipe de comentaristas do programa "Notícias em 30", da Rede Aparecida de Rádio.

A importância de uma comunicação eficaz e criativa para motivar leigos e leigas a assumirem compromissos pastorais e litúrgicos na Igreja
Wolmir Therezio Amado - Reitor da PUC Goiás desde 2002. Filósofo, mestre em História especialista em Filosofia Contemporânea e em Filosofia da Religião.  Membro do Conselho Superior de Inovação do Estado de Goiás. Foi presidente do Conselho Nacional do Laicato Católico do Brasil de 1999 a 2004.  Presidente do Conselho Superior da Associação Nacional da Educação Católica – ANEC de 2012 a 2014. 

Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras de 2013 a 2015.  Representante da América Latina na Federação Internacional das Universidades Católicas de 2006 a 2009. Presidente da Associação Brasileira das Escolas Superiores Católicas - ABESC de 2005 a 2007. Secretário-executivo de 1993 a 1996 e vice-presidente da Sociedade Goiana de Cultura em 1997.  

 

Workshops

Media Training – João Camargo Neto  – Jornalista e media training; especialização em Planejamento em Comunicação e Gestão de Crises de Imagem (Faculdade de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Atua no relacionamento com a imprensa; professor dos módulos Assessoria de Imprensa de Nicho, Relacionamento do escritório de advocacia com a imprensa, Media Training e Comunicação Estratégica Jurídica, em Pós-Graduações de Comunicação e Direito; membro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. É idealizador do projeto de palestras e treinamentos denominado Media Training Jurídico, que propõe a conscientização de juristas sobre como e quando se relacionar com jornalistas e demais formadores de opinião; pesquisa Ética, Mídia e Judiciário, que analisa aspectos da relação do poder Judiciário com a mídia e possíveis implicações na formação da opinião pública. Foi produtor de rádio e repórter especial de jornais impressos e digitais antes de se dedicar com exclusividade à comunicação jurídica.

Designer Gráfico e Inovação - Darlan dos Santos – Fundador da Agência Arcanjo, diretor executivo e de criação. Cursou Design Gráfico na Univille. Coach pela Sociedade Latino Americano de Coaching. Idealizador do Projeto Comunicação na Igreja. Consultor de Marketing Digital. Trabalhou em projetos para mais de 500 clientes no Brasil e no exterior, entre eles: CNBB, Editora Ave-Maria e ExpoCatólica.

Redes Sociais Digitais – Paulo Giraldi Jornalista e Professor de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB/PPGCOM). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em Docência no Ensino Superior (UNIFAP) e Especialista em Linguística e Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Membro do Grupo de Reflexão da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Coordenador da pesquisa científica: “Mercado midiático de religião e novos arranjos econômicos: carreira e identidade profissional” (CNPQ)

Produção de Vídeo Thiago Benetti – Diretor, publicitário, roteirista e empresário, ele se estabeleceu no mercado cristão após abandonar sua carreira de ator e produtor no Rio de Janeiro e seguir seu verdadeiro chamado de Deus.  Após ter contribuído em eventos como Rock in Rio, Révellion de Copacabana, Copa do Mundo, seu coração pulsou mais quando foi produtor executivo da JMJ Brasil. Voltando então para Goiânia, local atual de residência, fundou a Stone Entertainment, junto a mais dois sócios. A produtora é responsável, hoje, por grande parte das maiores produções audiovisuais e eventos do mercado cristão.

Fotografia: Composição e Criatividade – Wesley Cruz  Fotógrafo profissional com mais de 28 anos de experiência, principalmente na área de eventos sociais. Possui curso em fotografia de palco, composição, arquivística, dentre outros. Já participou de exposições fotográficas. Há 18 anos é  Repórter Fotográfico na PUC Goiás. PArticipa da equipe de animação litúrgica da Arquidiocese de Goiânia e atua em diversas pastorais.

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar