4. Campanha Junho Verde

04/06/2024

Campanha Junho Verde

Campanha Junho Verde - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a logo da Campanha “Junho Verde”. Um período dedicado a educação ambiental que dialogue com o fazer político e que provoque compromissos efetivos para o bem comum.

A Campanha foi estabelecida pela Lei 14.393/2022, que altera a Política Nacional de Educação Ambiental e institui a celebração do mês temático como parte das atividades educativas na relação com o meio ambiente. O texto foi sancionado no dia 4 de julho.

A Lei estimula iniciativas do poder público em parceria com escolas, universidades, empresas públicas e privadas, igrejas, comércio, entidades da sociedade civil, comunidades tradicionais e populações indígenas, etc.

Elementos da logo

Elementos visuais – A logo apresenta uma forma circular que lembra uma folha ou uma árvore estilizada. A escolha foi pensada para uma campanha focada em temas ambientais e de sustentabilidade, pois a natureza é central nesse contexto. Os elementos internos remetem às veias de rios e à vitória-régia, símbolos da riqueza e biodiversidade da flora brasileira. Além disso, a forma arredondada com um pequeno caule, na parte inferior, alude a uma árvore, representando vida, crescimento e sustentabilidade.

Balão de Diálogo – Além dos elementos mencionados, a logo também faz uma alusão a um balão de diálogo, sugerindo a importância da comunicação, troca de ideias, saberes e conscientização sobre a sustentabilidade ambiental. A integração desses elementos simboliza a interconexão entre natureza e sociedade, sugerindo que a proteção do meio ambiente depende de ações coletivas e comunicativas.

Tipografia – A tipografia usada para Junho Verde é simples e limpa, complementando bem os elementos gráficos da logo. A escolha de uma tipografia sem serifas reforça a modernidade e a clareza da mensagem.

Paleta de Cores – A paleta de cores utilizada, com tons de verde e azul-escuro, convida ao compromisso harmônico com a natureza. Os diferentes tons de verde remetem à diversidade do meio ambiente, enquanto o azul-escuro sugere profundidade e confiança. Essa combinação de cores é harmoniosa e apropriada, evocando uma sensação de frescor e vitalidade.

Informações: CNBB