4. Totus Tuus 2024

27/05/2024

Totus Tuus 2024

Goiânia recebeu pela primeira vez no Brasil a imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes e relíquias de Santa Bernadette

Totus Tuus 2024 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Totus Tuus 2024 recebeu mais de 25 mil pessoas no Goiânia Arena neste sábado, 25 de maio. Pela primeira vez na história, o Brasil recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes e as relíquias de Santa Bernadette Soubirous vindas diretamente da França. Este momento histórico marcou a 9ª edição do evento, que é considerado o maior evento Mariano do Centro-Oeste.

Diversas atrações religiosas e autoridades estiveram presentes, como o Padre Fábio de Melo, a Irmã Kelly Patrícia, o Irmão Luís Maria, a Fraternidade João Paulo II, o Padre Carlos, e o idealizador do evento, Padre Marcos Rogério. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino.

Mais de 100 caravanas estiveram presentes no evento, e foram arrecadadas mais de 20 toneladas de alimentos que, através do projeto Mesa Brasil, do SESC-GO, serão destinados para entidades sociais e também ao Rio Grande do Sul.

O Totus Tuus, que significa "Todo Teu" em latim, é um evento religioso realizado anualmente em Goiânia desde 2017. Em 2022 a imagem de Nossa Senhora de Fátima veio diretamente de Fátima - Portugal para estar presente no evento que reuniu mais de 15 mil fiéis em um único dia, em 2023 o Totus Tuus recebeu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré vinda diretamente de Belém do Pará e o evento contabilizou um público presente de mais de 20 mil pessoas, com milhares de fiéis acompanhando também a transmissão ao vivo pelos meios digitais. Em 2025 o Totus Tuus completará 10 anos, e já tem data definida e anunciada para acontecer, dia 31 de maio de 2025.

TOTUS TUUS: PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE GOIÁS

Foi sancionada em 2023, pelo governador Ronaldo Caiado (UB), a Lei Estadual nº 22.233, que reconhece a festa religiosa "Totus Tuus" como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. A lei prevê, ainda, a inclusão da festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. Quem propôs o projeto foi o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB).