4. Carta para o VII Dia Mundial dos Pobres

10/11/2023

Carta para o VII Dia Mundial dos Pobres

Carta para o  VII Dia Mundial dos Pobres - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Goiânia, 27 de outubro de 2023.

Irmãos e irmãs,

Aproxima-se o VII Dia Mundial dos Pobres, mais uma vez como um alento para o caminho das nossas comunidades. No domingo que antecede a Festa de Cristo Rei, o Papa Francisco, inspirado no livro de Tobias, renova o apelo: “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7).  Convida-nos, o Papa a olhar para a face do pobre e a partir dela contemplar a face de Cristo Rei. Empenhamo-nos todos os dias no acolhimento dos pobres, mas não basta; a pobreza permeia as nossas cidades como um rio que engrossa sempre mais até extravasar; e parece submergir-nos, pois o grito dos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade ergue-se cada vez mais forte. Por isso, no domingo que antecede a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, reunimo-nos ao redor da sua Mesa para voltar a receber d’Ele o dom e o compromisso de viver a pobreza e servir os pobres” (Papa Francisco).

Por meio do Vicariato para a Solidariedade, vimos convocar a todos para juntos promovermos uma semana de visitas, contato e conhecimento das diversas pastorais, programas e obras sociais. Temos inúmeras ações sociais assumidas por congregações, paróquias, comunidades, pastorais, grupos e movimentos, distribuídos no vasto território de nossa Arquidiocese, ações estas alicerçadas no compromisso com os mais necessitados, atentas às necessidades materiais e espirituais. Um grande número dos católicos não conhece de perto a ação sociocaritativa da Igreja. As visitas poderão ser a oportunidade de despertar mais irmãos para a missão junto aos mais pobres.

Não possuímos um banco de dados atualizado com todas as iniciativas existentes. Mas não é difícil identificar programas e obras a serem visitados. A sugestão é que os agentes de pastoral, movimentos ou obras assumam como atividade da Semana do Pobre (entre o dia 19/11 - Dia Mundial do Pobre e 26/11 - Festa de Cristo Rei), o compromisso de visitar ao menos um dessas obras sociais.

Nas Paróquias, criem-se oportunidades de contatos e visitas a essas obras sociais. Cada um sinta-se motivado a realizar alguma visita conforme a sua possibilidade. Uma indicação interessante, entre outras, seria acompanhar grupos que levam refeições para moradores de rua. Motivem-se os padres a conhecerem novas experiências de cuidado com os pobres. Também os bispos farão algumas visitas. Havendo necessidade de ajuda, entre em contato com o Vicariato para a Solidariedade.

No Domingo do Pobre, cada comunidade deve organizar algum gesto que manifeste seu zelo e cuidado com os mais necessitados e desamparados. Nas celebrações, estejam atentos a gestos e expressões que sensibilizem os integrantes da assembleia litúrgica para a solidariedade com os pobres.

Nossa gratidão a todos que se empenham com tanto amor e dedicação aos pobres e excluídos. Aquele que se fez pobre para nos enriquecer com sua graça (cf. 2Cor 8,9) abençoe a todos.

+ João Justino de Medeiros Silva
                           Arcebispo Metropolitano

Pe. Antônio Donizeth Nascimento
Vigário Episcopal para a Solidariedade