4. Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblica da Pastoral da Arquidiocese de Goiânia

25/08/2023

Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblica da Pastoral da Arquidiocese de Goiânia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na noite de hoje, 25 de agosto, aconteceu o encerramento do II Congresso Bíblico-Teológico e o II Congresso Arquidiocesano de Animação Bíblica da Pastoral. Cerca de 200 participantes estiveram presentes na Área 6 da PUC Goiás, durante toda a semana, para refletir sobre o tema central da Carta aos Efésios e como lema "Vestir-se da nova humanidade".

A realização do Congresso dá sequência ao do ano anterior, de novembro de 2022, com o intuito de aprofundar o conhecimento da Bíblia e lançar luzes no horizonte da evangelização, especificamente para a Arquidiocese de Goiânia. Buscar-se-á desenvolver o aspecto exegético da Carta aos Efésios, com conferências acadêmicas a cada um dos seis capítulos, com estudo do texto, sua teologia e seus fundamentos hermenêuticos. Da mesma forma que procurará aplicar a Carta aos Efésios para a realidade pastoral da Igreja de Goiânia, com exercícios de práticas como Lectio divina, círculos bíblicos, e celebrações litúrgicas.

O II Congresso, em sua dupla dimensão, bíblica e pastoral, quer unir o aspecto exegético e o hermenêutico, o teológico e o catequético, o acadêmico e o celebrativo, a fim de aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus, em proveito da pessoa, da comunidade e da sociedade. O estudo da carta aos Efésios abrange sua dinâmica interna, nos aspectos cristológico, eclesiológico e antropológico. Assim, o Congresso representa uma oportunidade valiosa para conhecer, celebrar e aplicar a perspectiva bíblica em toda a Arquidiocese, inspirando as pessoas a se revestirem da nova humanidade proposta pela Carta aos Efésios.

Também nessa noite, o arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, apresentou a Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblica da Pastoral. Considerando as orientações do episcopado brasileiro no documento "E a Palavra habitou entre nós" (Jo 1,14) - Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias, aprovado em setembro de 2022.

Nomeando os membros:

1. Pe. Sílvio Rogério Zurawski (Coordenador)

2. Pe. Célio Amaro de Souza, CP

3. Prof. Valmor da Silva

4. Irmã Sandra Camilo Ede

5. Narcélio Ferreira Lima

6. Diác. Paulo Zanolini Facchini

7. Maria Teresa Lousa da Fonseca

8. Maria Conceição França de Brito

Também nomeia os assessores da Comissão:

1. Pe. Rodrigo Lacerda Correa

2. Pe. Marcos Reges Valente

3. Prof. Mariosan de Souza Marques

4. Frei Fernando Inácio Peixoto de Castro, OFM

5. Profa. Rosemary Francisca Neves Silva

6. Irmã Raquel Mendes Borges

7. Irmã Mercedes Budallés Diez

8. Pe. João Paulo Santos de Souza, CSsR

Na foto, alguns dos membros da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblica da Pastoral, apresentados na noite de hoje.

Fotos: Rudger Remígio