4. Santa Missa de Envio para a JMJ 2023

03/08/2023

Santa Missa de Envio para a JMJ 2023

Santa Missa de Envio para a JMJ 2023 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Aconteceu na noite do dia 27 de julho, na Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, em Goiânia, a Santa Missa de Envio para a Jornada Mundial da Juventude 2023. Participaram da celebração seis grupos de nossa Arquidiocese que estarão em Lisboa. Entre eles, estavam jovens da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, Paróquia São Paulo Apóstolo, grupo Inquietude – Comunidade Confiança, Rádio Maria Brasil, Caminho Neocatecumenal da Paróquia São Pio X e Comunidade Shalom.

Nosso arcebispo, Dom João Justino, iniciou sua homilia lembrando que a data da celebração era muito importante, pois há 10 anos atrás participava da Vigília dos jovens na JMJ que aconteceu no Rio de Janeiro em 2013. Ele também trouxe dicas e indicações importantes para os jovens peregrinos. Um ponto importante que ele destacou foi preparar o coração para viver a experiência de fé, não para uma viagem a mais, mas para uma peregrinação. “Portanto, vocês que partem para a Jornada Mundial da Juventude, preparem o coração para que ele seja o mais sensível possível. Vocês verão coisas muito bonitas, fortes experiências. Que tudo isso encontre um lugar para ressoar no coração de vocês como uma experiência que há de fortalecer a fé”, explicou o arcebispo.

Foto: Pascom Nsa. Sra. Rosa Mística

Dom João Justino trouxe três indicações para os jovens ao final de sua homilia. A primeira indicação é viver a experiência do encontro. “Sem dúvida o encontro mais motivador e sustento de todos os outros é o encontro com o nosso Senhor Jesus Cristo. Quem o encontra tem a sua vida modificada”. Por isso, o arcebispo pede que o coração seja receptivo, para que os jovens possam aproveitar as graças de Deus. E que a beleza do encontro com o Senhor se desdobre no encontro com os milhares de irmãs e irmãos que também estarão na JMJ.

A segunda indicação é que os jovens possam ter uma forte experiência de unidade dos cristãos, de unidade da fé católica, de uma unidade plural. O arcebispo explicou que neste encontro haverá jovens do mundo inteiro, com experiências eclesiais diferentes, por isso, pediu que valorizem essa pluralidade. A terceira indicação é voltar revigorado, “aproveitem bem do encontro e da unidade para serem fortalecidos nesta vitalidade que vem deste encontro da JMJ”. Dom João também destacou a importância da missão e pediu, que ao retornar, os jovens participem do Setor Juventude de nossa Arquidiocese.

Durante a Santa Missa, Dom João abençoou os bottons para os jovens levarem na viagem para fazerem trocas entre os peregrinos. E, ao final da celebração, o arcebispo deu a bênção de envio aos jovens. Em seguida houve um momento de confraternização entre os jovens no salão paroquial.

Peregrinos

“Espero viver momentos de profunda oração, comunhão com Deus, a Igreja e o Papa Francisco. Além disso, espero também aprender muitas coisas com os peregrinos do mundo todo, para que volte renovada e possa aplicar na comunidade o que vivi por lá”!

Ana Lídia Costa Araújo, Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística.

“A Jornada Mundial da Juventude é algo muito importante para a vida da Igreja e para motivar a juventude esse encontro com Deus e o encontro com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco. Eu espero que nesse evento todos os jovens, do mundo inteiro, possam trazer para os seus países, para as suas culturas, uma experiência profunda do amor de Deus”.

Padre Warlen Reis, Rádio Maria Brasil

“Eu espero que vai ser maravilhoso, mas eu creio que vai ser muito além da minha expectativa. Estou indo de coração aberto para o que vier que eu tenho certeza que será tudo maravilhoso”

Mario Filho, Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística

“Eu sempre vi isso com uma grande expectativa, porque meus pais eles se conheceram numa Jornada Mundial da Juventude, a que teve no Rio de Janeiro, com João Paulo II. E eles falam que a família nasceu ali”.

“Eu sempre vi a Jornada tanto como uma palavra de Deus muito forte, ou para o matrimônio ou para a vocação sacerdotal, e eu sendo seminarista vejo que hoje nessa jornada o senhor me convida a entrar no acontecimento”.

Jonatas Santos, Caminho Neocatecumenal

Larissa Costa