4. Leitura Orante

Leitura Orante

“Soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo’”. Jo 20, 22

Leitura Orante - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

As leituras da Solenidade de Pentecostes, retomam o percurso pascal de Jesus Cristo. Nosso Redentor ressuscita ao terceiro dia, na Páscoa, e após passar 40 dias com seus discípulos e apóstolos, em diversas aparições a muitas testemunhas e sobe aos céus a vista deles. Hoje celebramos o dia da realização da promessa, feita pelo Pai e pelo Filho, do envio do Espírito Santo. Dois cânticos marcam especialmente a liturgia desse dia. O primeiro é o Hino Veni Creator Spiritus (Vinde Espírito Criador) e o segundo é a Sequência de Pentecostes que cantaremos logo após a segunda leitura, antes do cântico do ‘aleluia’.

Hino Veni Creator Spiritus – Vinde Espírito Criador (Clique para ouvir)

Sequência de Pentecostes  (Clique pra ouvir)

A primeira leitura é relato do livro dos ‘Atos dos Apóstolos’ sobre o dia de Pentecostes. O fator eclesial dessa leitura pode ser destacado no trecho ‘estavam todos reunidos no mesmo lugar’. Esse é considerado o momento em que a Igreja é apresentada ao mundo, que estava representado em Jerusalém pelos habitantes de diversas nações vizinhas. A missão de falar a todos na sua própria língua, nos leva ao paralelo com a torre de Babel (Gn 11, 1-9). Se antes os homens tentavam chegar até Deus por meio de suas próprias forças, construindo uma torre, agora, no cenáculo, os homens recebem a visita do Espírito Santo de Deus para que novamente possam compreender uns aos outros e voltar a unidade inicial. A segunda leitura, retirada da primeira carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 12, 3b-7.12-13), continua nessa temática dizendo que os membros da Igreja ‘embora sejam muitos, formam um só corpo’.

No evangelho, temos o trecho de João (Jo 20, 19-23) que reúne o relato da ressurreição com o envio do Espírito Santo. Gostaria de destacar o sopro do ressuscitado sobre os apóstolos reunidos: ‘soprou sobre eles’.  Mais uma vez temos o sopro de Deus pairando sobre a terra e renovando toda a sua face (Cf. Gn 1). A revelação divina agora está completa, pois a Santíssima Trindade se deu a conhecer completamente com a vinda do Filho pela ação do Espírito Santo.

Nesse dia solene do Espírito Santo, sopro de Deus, sopro de vida e renovação, devemos pedir novamente a sua contínua presença em nossas comunidades eclesiais, na catequese, em nossas reuniões, nas pastorais, projetos e movimentos. Mais uma vez pedir para que o ressuscitado envie o paraclito para que ele conduza e fortaleça a Igreja na sua missão de falar a todos e na língua que todos possam ouvir. Tantos e de tantos lugares estão ainda estão aguardando a manifestação dessa boa nova, dos fatos e das palavras que foram ouvidas naquele dia de Pentecostes sobre o messias-Salvador Jesus. Esse primeiro anúncio só pode ser realmente feito com coragem e intrepidez por corações que se deixam inflamar por esse fogo que vem do alto. E esse fogo abrasador além de incendiar os nossos corações é capaz de inflamar muitos outros dos quais somos enviados para anunciar que Jesus é o salvador.

Guilherme Cunha (Seminarista)
Seminário Maior Interdiocesano S. J.  M. Vianney