Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Confira os eleitos para as comissões permanentes

27/04/2023

Confira os eleitos para as comissões permanentes

Eleições CNBB

Confira os eleitos para as comissões permanentes - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

De 19 a 28 de abril, acontece a 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP). Este ano a assembleia será eletiva. Os eleitos irão desempenhar suas respectivas funções durante os próximos quatro anos, no quadriênio 2023 a 2027.

 

 

 

 

4. Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora

 

Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo (MA), foi reeleito para a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB. A escolha foi realizada em primeiro escrutínio na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, na primeira sessão do oitavo dia de assembleia. Em seu sim, Dom Valdeci respondeu: “Pela confiança dos senhores, pelo compromisso de uma igreja comprometida com os empobrecidos e empobrecidas, pelo compromisso com as pastorais sociais e os organismos do povo de Deus, com o propósito da Comissão Sociotransformadora de testemunhar o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja, aceito!”.

 

Biografia 

Dom José Valdeci | Foto: Victória Holzbach/CNBB Sul 3Ele é bispo de Brejo (MA) desde 28 de agosto de 2010. Maranhense de Coroatá, nasceu no dia 12 de setembro de 1961. Estudou Filosofia e Teologia no antigo CETEMA, hoje Instituto de Ensino Superior do Maranhão (Iesma). É licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e tem especialização em Bíblia pelo Instituto de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte (MG). 

 

Ordenado padre pela diocese de Coroatá em 11 de setembro de 1994, dom José Valdeci foi vigário paroquial e, posteriormente, pároco de três paróquias da diocese entre 1994 e 2009. Em seu ministério sacerdotal, foi membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese de Coroatá, assessor diocesano da Pastoral Familiar, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Piedade e coordenador diocesano de pastoral. 

 

Dom José Valdeci foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, em 5 de maio de 2010, e ordenado para o ministério episcopal em 21 de agosto do mesmo ano, na cidade de Arari (MA). Escolheu o lema: “O Bom Pastor dá sua vida pelas suas ovelhas” (Jo 10,11). De 2015 a 2019, dom Valdeci foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB. Também atuou como presidente do Conselho Pastoral dos Pescadores. 

 

Durante o processo de escuta do Sínodo para a Amazônia, dom José Valdeci promoveu dois encontros voltados para populações tradicionais da região. Em uma primeira oportunidade, reuniu pescadores do Amapá, do Pará e do Maranhão para estudarem o documento preparatório e responder ao questionário do Sínodo. Incentivou os grupos quilombolas do Maranhão a também contribuírem para as reflexões do Sínodo, cujo tema é “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. 

 

Na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em 2019, dom Valdeci foi eleito presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora. No último quadriênio, fez parte do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da CNBB e coordenou as mobilizações em curso do processo da 6ª Semana Social Brasileira.

 

5. Comissão Episcopal para a Liturgia

 

Dom Hernaldo Pinto Farias, bispo de Bonfim (BA), foi eleito na quarta-feira, 26 de abril, para a Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB. Ele já atuou como consultor da Comissão, durante o processo de tradução da Terceira Edição do Missal Romano. Em seu sim, ele respondeu: “Por acreditar numa liturgia que nasceu do Concílio Vaticano II, eu aceito!”. 

 

Biografia e trajetória eclesial

Dom HernaldoDom Hernaldo Pinto Farias nasceu em 24 de junho de 1964, em Vitória da Conquista (BA). Completou seus estudos em Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga e no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), ambos em São Paulo. Obteve a Licenciatura em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em seguida, obteve a Licença e o Doutorado em Liturgia Sagrada no Pontifício Ateneo Sant’Anselmo, em Roma. 

 

Religioso da Congregação do Santíssimo Sacramento, fez sua profissão religiosa em 25 de janeiro de 1988. Em 18 de julho de 1992, recebeu a ordenação sacerdotal. Durante o seu ministério sacerdotal, foi vigário paroquial nas seguintes paróquias: Santa Ifigênia, em São Paulo (SP); São Benedito, em Fortaleza (CE), Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte (MG); Santuário da Adoração, em Sete Lagoas (MG); e Coração Eucarístico de Jesus, em Caratinga (MG). 

 

Na Congregação, ocupou os cargos de formador; ecônomo provincial; conselheiro provincial; superior provincial da Província de Nossa Senhora de Guadalupe, que compreende as comunidades Sacramentinas presentes no Brasil, Argentina e Chile; membro do Centro Eucarístico de Roma; e membro da Comissão de Finanças internacional da Congregação, com sede em Roma. 

 

No campo acadêmico, foi professor de liturgia em várias faculdades, institutos, seminários e centros de formação; professor dos cursos de formação litúrgica da Conferência dos Religiosos no Brasil (CRB) e em várias dioceses e paróquias do Brasil; coordenador do Centro Litúrgico Dom Clemente Isnard, em São Paulo. Também foi membro do Diretório da Associação dos Liturgistas no Brasil (ASLI) e consultor da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Episcopal do Brasil entre 2011 e 2013. 

 

Foi nomeado bispo para a diocese de Bonfim em 17 de julho de 2019. A ordenação foi em 15 de setembro, sendo ordenante principal o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo. Dom Hernaldo tomou posse na diocese de Bonfim em 6 de outubro do mesmo ano. No Regional Nordeste 3 da CNBB, é bispo referencial das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e da Pastoral da Criança.  

 

Sobre a Comissão para a Liturgia 

 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem por atribuição promover, fortalecer e acompanhar a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e inculturação, à luz do Concílio Vaticano II. É ela a responsável por incentivar a formação e a organização da pastoral litúrgica nas dioceses através dos regionais da entidade, bem como a elaborar subsídios para a animação da vida litúrgica, referentes à pastoral, à música e ao espaço litúrgico.  

 

6. Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

 

Dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP), foi eleito na quarta-feira, 26 de abril, como o novo presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Em seu sim, Dom Ângelo respondeu:  “Eu quero agradecer a confiança da Assembleia da CNBB. Eu sou um bispo da pandemia, e sou um bispo das assembleias virtuais. Essa é a primeira assembleia presencial, já que ano passado eu estava no curso para novos bispos. Conhecendo a caminhada e tendo participado bastante, sobretudo nesses organismos, eu hoje, também por fidelidade ao meu carisma como rogacionista, no Ano Vocacional e nessa mensagem tão bonita do Papa, ‘Vocação, graça e missão’, eu me coloco à disposição e aceito essa nova missão”, disse.

 

Biografia 

Dom Ângelo Mezzari | Foto: Juliana Mastelini/Arquidiocese de LondrinaNascido em Sanga do Engenho, município de Nova Veneza, atualmente Forquilhinha (SC), em 2 de abril de 1957, dom Ângelo ingressou no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma (SC), em fevereiro de 1969, onde completou Ensino Fundamental e Médio. Em 1976, fez um ano obrigatório de serviço militar em Tubarão (SC) e Joinville (SC). Fez o noviciado canônico em Bauru (SP), em 1980, e emitiu a primeira profissão religiosa, no dia 31 de janeiro de 1981. Professou os votos perpétuos na Congregação no dia 29 de janeiro de 1984, em Criciúma. 

 

Fez os estudos para licenciatura em Filosofia (1977-1978) na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, e para o bacharelado em Teologia (1981-1984) no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 22 de dezembro de 1984, na sua terra natal.  

 

Após a ordenação sacerdotal, continuou seus estudos, obteve o bacharelado em Comunicação Social e Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (1986-1989). Em 2003, obteve o Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, com uma tese sobre “Revelação e Comunicação”. 

 

Na Congregação Rogacionista, dom Ângelo foi formador nos seminários de Filosofia e Teologia (1985-1998), atuou na pastoral vocacional, na assistência social, na educação e na comunicação. Foi, ainda,  diretor e redator da Revista Rogate de Animação Vocacional e diretor presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Foi conselheiro da Província Rogacionista São Lucas (Brasil, Argentina e Paraguai) por três mandatos (1989-1998), superior provincial por dois mandatos (2002-2010) e superior geral por seis anos, em Roma (2010 a 2016). 

 

Na Igreja do Brasil, colaborou principalmente no âmbito da pastoral vocacional, em particular, junto à atual Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, entre 1990 e 2010. Participou ativamente da realização dos congressos vocacionais do Brasil. Também exerceu os cargos de diretor tesoureiro da União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC) entre 1983 e 1988, e foi Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), em São Paulo, de 2000-2002. 

 

Em 8 de julho de 2020, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo. Foi ordenado no dia 19 de setembro do mesmo ano e acolhido no dia 4 de outubro. Ele é responsável pela Região Episcopal Ipiranga. 

 

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

 

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) tem como objetivo despertar, discernir, cultivar, animar, promover e acompanhar as Vocações, os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Igreja no Brasil. Sua missão é oferecer aos batizados, condições para a vivência da sua vocação específica através da do Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV-PV), bem como acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, por meio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). 

 

 

Fonte: CNBB

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar