Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Eleições CNBB

26/04/2023

Eleições CNBB

Confira os eleitos para as comissões permanentes

Eleições CNBB - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Este ano a assembleia será eletiva, com voto secreto, para 20 funções/serviços à CNBB, sendo os 4 membros da presidência, 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes, 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Ameriano (Celam), um titular e suplente, e 2 bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a sinodalidade, em Roma. Os eleitos irão desempenhar suas respectivas funções durante os próximos quatro anos, no quadriênio 2023 a 2027. A eleição aconteceu durante a 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP).

 

1. Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

 

Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis–Guiratinga (MT), foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB. A escolha foi feita na segunda sessão desta terça-feira, 25 de abril. Em seu sim, Dom Maurício respondeu: “Na Evangelii Gaudium, o Papa Francisco diz que a missão é uma paixão por Jesus Cristo e pelo povo. Por causa dessa paixão, eu aceito!”  

 

Biografia 

Dom Maurício nasceu em 9 de fevereiro de 1969, em Sapucaia do Sul (RS). Ingressou no seminário São José de Gravataí (RS) na etapa do propedêutico em 1991 aos 21 anos. 

 

Licenciou-se em Filosofia, em 1994, pela faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC), em Viamão (RS), e conquistou, em 1999, o título de bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos São João Vianney (CETJOV), também em Viamão. Concluiu uma pós-graduação em Psicopedagogia pela FAFIMC, em 1998. Também possui especialização lato sensu em Missiologia pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), finalizada em 2017. 

 

Foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1999 na paróquia Nossa Senhora de Fátima de Sapucaia do Sul (RS) na arquidiocese de Porto Alegre (RS). De 2002 a 2007, foi assessor da Pastoral da Juventude da arquidiocese de Porto Alegre. Pelo projeto “Igreja Solidária” do regional Sul 3 da CNBB, fez uma experiência como missionária em Moçambique, na África. 

 

Foi pároco em três paróquias da arquidiocese de Porto Alegre (Divino Pai Eterno, Nossa Senhora do Caravággio e São Vicente pai dos pobres) e vigário paroquial de São Vicente de Paulo e Santa Terezinha. Exerceu a função de orientador espiritual do curso propedêutico, de 2014 e 2015. 

 

Atuou como coordenador da Pastoral Presbiteral da arquidiocese de Porto Alegre de 2013 a 2016, e como vice-coordenador do Regional Sul 3 da CNBB. Em novembro de 2015, foi nomeado animador vocacional da arquidiocese de Porto Alegre. Em janeiro de 2015, coordenou a primeira etapa do curso de Especialização Lato Sensu para Formadores de Presbíteros Diocesanos no Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte (MG). 

 

Em março de 2016, foi nomeado pelo prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos, o cardeal Fernando Filoni, como diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) com mandato de 2016 a 2021. Foi reconduzido para o serviço de diretor nacional das POM em março de 2021, com mandato até 2026, pelo cardeal Antônio Tagle, prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos. Em novembro de 2021, foi eleito coordenador continental das POM. 

 

Em 8 de junho de 2022, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT). Sua posse canônica ocorreu no dia 23 de outubro de 2022, na Catedral Santa Cruz, pelas mãos do núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro. 

 

2. Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética

 

Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), foi eleito no final da segunda sessão desta terça-feira, 25 de abril, como presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Em seu sim, Dom Leomar respondeu: “Porque todos nós cremos que a transmissão da fé para as novas gerações é um dos maiores desafios para a nossa missão e também por dar continuação à animação bíblica, eu aceito!”.

 

 

Biografia e trajetória eclesial

 

Foto: Victória Holzbach (Sul 3) – Comunicação 60ª AG CNBB.Leomar Antônio Brustolin nasceu no dia 15 de agosto de 1967, no município de Caxias do Sul (RS), a 128 km da capital Porto Alegre. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), concluindo em 1990.

 

Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Obteve o mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG), concluindo em 1993, e concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Università San Tommaso de Roma – Angelicum, Itália, em 2000.



Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.


Dom Leomar foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Teologia da PUCRS. Tem experiência na área de Teologia Sistemática, atuando em ensino, pesquisa e extensão com Antropologia Teológica, Catequética e Pastoral Urbana, coordenou o Grupo de Pesquisa Antropologia Teológica, ética e pastoral. De 2015 a 2021 atuou como bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.  

 

Em 02 de junho de 2021 o Papa Francisco o nomeou para a Arquidiocese de Santa Maria, tomando posse canônica no dia 15 de agosto, no Santuário Basílica da Medianeira, tornando-se o 2º Arcebispo Metropolitano de Santa Maria. Como autor, coautor e organizador, já lançou dezenas de obras que abordam temáticas como Catequese, Mariologia, Escatologia, Pastoral e Ética, entre outros. 

 

Na CNBB, ainda como sacerdote atuou participou, no período de 2013 e 2014, da Comissão do Tema Central da 51ª Assembleia Geral da CNBB – “Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia”. Em 2015, foi nomeado membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e bispo referencial para Educação e Cultura no Regional Sul 3 da CNBB. 

 

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética 

 

A Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem a missão de animar, acompanhar, promover e orientar a caminhada Bíblico-Catequética  da Igreja no Brasil. Atua para promover tudo o que está ligado à evangelização no âmbito da difusão da Palavra de Deus e no campo do aprimoramento e do aprofundamento na busca de caminhos para a vida catequética em tempos culturais agitados e em processo de mudança tão grande. 

 

3. Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé

 

Dom Joel Portella Amado foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. Em resposta à pergunta se aceita a missão confiada pelo episcopado brasileiro, Dom Joel assertivamente deu o seu consentimento: “Aceito!”

 

Biografia e trajetória eclesial

 

Dom Joel nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 2 de outubro de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o doutorado em Teologia. Cursou ainda a faculdade de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro.

 

Em 7 de dezembro de 2016 foi designado bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017 na catedral metropolitana do Rio de Janeiro. Desempenha desde então o serviço de bispo auxiliar da referida arquidiocese.

 

Como padre, dom Joel desempenhou as funções de: Pároco nas Paróquias Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora da Vitória (1982 – 1991); Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Vitória (1991 – 2014); Vigário Forâneo, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral. Foi membro do INP – Instituto Nacional de Pastoral (2008 – 2012); Membro da equipe de reflexão teológico-pastoral do CELAM (2014 – 2016); Membro do Cabido Metropolitano e nomeado Capelão de Sua Santidade, pelo Santo Padre Bento XVI. É ainda membro da Academia Luso-Brasileira de Letras. (2014 – 2016); Pároco da Catedral de S. Sebastião do Rio de Janeiro. (2016 – 2016).

 

Foi professor no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro da Comissão Organizadora da elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB 2019-2023.

 

Secretário-geral da CNBB 2019-2023

 

Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019, em Aparecida (SP), foi eleito Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Como secretário-geral, dom Joel conduziu a CNBB e garantiu a animação pastoral da Igreja no Brasil no período da pandemia, com destaque para a coordenação da Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar”, foi um dos dinamizadores da equipe de Animação do Sínodo no Brasil, tendo acolhido, em Brasília (DF), em março de 2023, o encontro do Cone Sul da Etapa Continental do Sínodo, coordenou a Edições CNBB, presidiu o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade e também foi um dos responsáveis por implementar a modernização da gestão na sede e filiais.

 

Fonte: CNBB

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar