4. Experiência Vocacional Missionária Nacional

20/01/2023

Experiência Vocacional Missionária Nacional

Experiência Vocacional Missionária Nacional - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promoveram, entre os dias 5 a 16 de janeiro, a 1ª Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a caminho”. Ao todo, 280 missionários e missionárias de 94 dioceses de todos os regionais que fazem parte da Igreja do Brasil participaram do encontro. Entre os participantes estavam cristãos leigos e leigas, seminaristas, padres, formadores, religiosos e religiosas, juventude missionária e bispos.

A Arquidiocese de Goiânia foi representada pelo seminarista César Augusto Goulart. Ele conta que a principal experiência que teve foi sair de si mesmo e ir ao encontro do outro. “Foi uma realidade em que encontramos com o sofrimento, com a miséria, com a dor do povo. Mas também com a alegria do encontro com a Palavra de Deus, do encontro com o próprio Deus, nas pessoas que, em seu sorriso, sabiam acolher.”

Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Manaus, na experiência vocacional os missionários “puderam experimentar os desafios de levar a Palavra de Deus, de ser uma presença da Igreja em centenas de comunidades da Arquidiocese de Manaus, e também da Prelazia de Itacoatiara e da Diocese de Coari”. Muitos dos participantes andaram de barco pela primeira vez, além de caminharem sobre palafitas e barrancos.

Na segunda-feira, dia 16, os participantes se reuniram para um momento de avaliação e partilha de experiências. Para o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, “Toda vocação é serviço na missão. Toda missão nos dá o servir, servir na Palavra, servir no testemunho, servir no lava-pés, servir no consolo, servir na samaritaneidade, servir na fraqueza, servir no perdão, servir na misericórdia, servir na reconciliação, sempre servir, porque nascemos do povo de Deus”.

A experiência vocacional também agradou os presbíteros que estiveram presentes. Para o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Genilson Sousa, o encontro promoveu uma verdadeira comunhão na Igreja. “Foi uma experiência maravilhosa e tudo isso nos faz pensar que por natureza a Igreja é missionária e é enviada a estar presente nas comunidades e na vida do nosso povo, com o coração ardente, cheio de amor para levar a Palavra de Deus.”

Os participantes indicaram algumas luzes com base no que viram, ouviram e sentiram

- Jesus é o Missionário do Pai. Ele anuncia e inaugura o Reino de Deus. A Igreja que coopera com a missão de Deus, é conduzida e iluminada pelo Espírito (Lc 4,14-21; At 1,8).

- A realidade da região amazônica é mais complexa, rica e plural do que imaginávamos. A Igreja que está na Amazônia busca ser viva, ministerial e profética. É importante considerar a força da realidade e da proximidade com o povo de Deus, iluminadas pela sua Palavra, no processo de conversão: o que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da palavra da Vida, nós vos anunciamos (cf. 1Jo 1).

- A missão é vocação: em todos os âmbitos e lugares, necessitamos trabalhar em favor da construção de uma Igreja em saída, fortalecendo uma cultura vocacional missionária: “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).

- A missão é fundamento da vocação cristã: Nós, seminaristas, padres, formadores(as), religiosos(as), leigos(as) e bispos, somos chamados a assumir a missão como estilo de vida: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! (cf. Mc 16,15).

- Reconhecemos a transversalidade da missão no processo formativo do discípulo missionário. A missão é natureza da Igreja, faz parte do cotidiano e deve levar ao deslocamento existencial e vocacional do cristão. Ela não se restringe a eventos, atividades ou a uma dimensão (Ad Gentes, 2).

- O encontro com Jesus Cristo faz nascer a missão que exige oração, estudo e participação na vida da comunidade eclesial missionária. É compromisso com a própria vocação preparar-se bem para uma “Igreja em saída”. Nos seminários, o Comise possibilita a cooperação, animação, articulação e a integração desses e outros elementos no processo formativo (Deus Caritas Est, 1).

Larissa Costa