4. A trajetória do Papa Emérito Bento XVI

13/01/2023

A trajetória do Papa Emérito Bento XVI

A trajetória do Papa Emérito Bento XVI - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na manhã do dia 31 de dezembro de 2022 perdemos o 265º Papa da Igreja Católica. O Papa Emérito Bento XVI faleceu aos 95 anos no Mosteiro Mater Ecclesiae, lugar onde morava desde a sua renúncia em 2013.

Joseph Ratzinger nasceu no dia 16 de abril de 1927, em Marktl am Inn, no território da Diocese de Passau, na Alemanha. De família modesta, viveu sua infância e adolescência numa pequena cidade perto da fronteira com a Áustria. Nesse tempo também recebeu sua formação cristã, humana e cultural. Bento XVI conheceu o clima de grande hostilidade que acontecia em relação à Igreja Católica na Alemanha. “A fé e a educação da sua família preparou-o para a dura experiência dos problemas relacionados com o regime nazista” (Santa Sé, Biografia de Sua Santidade, Bento XVI).

Bento XVI foi eleito Papa no dia 19 de abril de 2005. No dia 24 de abril na Santa Missa para imposição do Pálio e entrega do Anel do Pescador para o início do Ministério Petrino do Bispo de Roma, o Pontífice disse: “E agora, neste momento, eu, frágil servo de Deus, devo assumir esta tarefa inaudita, que realmente supera qualquer capacidade humana [...] Não devo carregar sozinho o que na realidade nunca poderia carregar sozinho. Os numerosos santos de Deus protegem-me, amparam-me e guiam-me. E a vossa oração, queridos amigos, a vossa indulgência, o vosso amor, a vossa fé e a vossa esperança acompanham-me”.

O Papa Emérito deixou um grande legado teológico. De acordo com Dom Antonio Luiz Catelan, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente da Cátedra Joseph Ratzinger, a coleção de artigos, livros e conferências, soma 16 volumes em alemão de suas obras completas. No total são 21 volumes com 700 a 800 páginas. “Só considerando o volume da publicação ele fica, de alguma maneira, associado aos grandes teólogos da história”, informou.

Além das cartas e constituições apostólicas, Bento escreveu quatro Exortações Apostólicas: Ecclesia in Medio Oriente, Africae Munus, Verbum Domini e Sacramentum Caritatis.

O Pontífice também publicou três Encíclicas:

- Deus Caritas Est (25/12/2005): nessa encíclica sobre o amor cristão, o Santo Padre recorda que “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”. Essas palavras da Primeira Carta de João evidenciam o centro na nossa fé.

- Spe Salvi (30/11/2007): a segunda encíclica trata sobre a esperança cristã. Bento ressalta que fomos salvos na esperança. “A redenção nos é oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente.”

- Caritas in Veritate (29/6/2009): na encíclica que trata sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade, Bento XVI se volta para a Doutrina Social da Igreja. “A caridade dá verdadeira substância à relação pessoal com Deus e com o próximo; é o princípio não só das microrrelações estabelecidas entre amigos, na família, no pequeno grupo, mas também das macrorrelações como relacionamentos sociais, econômicos, políticos.”

Papa Emérito Bento XVI “Simplesmente um peregrino”

Larissa Costa