4. História de Goiás

História de Goiás

A trajetória acadêmica de Dom Fernando Gomes dos Santos

História de Goiás - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Fernando Gomes dos Santos nasceu em Patos, Paraíba, em 4 de abril de 1910, filho de Francisco Gomes dos Santos e Veneranda Gomes Lustosa. Iniciou seus estudos em casa, onde tinha o pai como professor. Depois, foi para o Colégio Pio X no qual teve a possibilidade de fazer o estudo primário. Ingressou no Seminário da Paraíba em 1921 onde fez o Curso Preparatório entre os anos de 1921 a 1925, a Filosofia em 1926 a 1927 e iniciou a Teologia, cursando 2 anos entre os anos de 1928 e 1929. Durante todo esse tempo, Fernando estudou aos moldes de um internato, visitando a família apenas uma vez por ano.

Após esse período de formação no Seminário da Paraíba, Dom Fernando foi enviado a Roma para continuar seus estudos. Ele partiu de navio rumo à cidade eterna em 1930. Foi residir no Colégio Pio Latino-Americano e estudou Teologia na Universidade Gregoriana de Roma. Em seguida, foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1932 pelo cardeal Marchetti Selvaggiani, e teve a graça de presidir sua primeira missa no dia seguinte, no túmulo de São Pedro.

Dom Fernando teve a possibilidade de estudar numa universidade de alta envergadura, a Universidade Gregoriana, um centro de altos estudos para a formação católica, sob a direção dos padres jesuítas. O período que ele cursou em Roma foi durante o papado de Pio XI, que se preocupou muito com a educação católica, reafirmando o método escolástico. Nesse período as aulas eram ministradas em latim, tornando-se, assim, a língua comum para todos os estudantes que vinham de diversos países para estudarem em Roma.

A experiência de morar e estudar em Roma durante o pontificado de Pio XI marcou a juventude e a vida de Dom Fernando. Esse foi um período exigente da história marcado pelo fascismo de Mussolini. O papa desta época criticou os sistemas totalitários, criou a Ação Católica, instituiu a Festa de Cristo Rei do Universo, com a finalidade de mostrar que só Jesus Cristo é o Senhor. O papa também criticou o capitalismo materialista que fazia do lucro a razão de ser de tudo, oprimindo o trabalhador. O próprio Dom Fernando testemunhou que a experiência vivida em Roma durante a sua juventude o marcou profundamente, levando-o à luta em defesa da justiça e contra os regimes totalitários.

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História