4. O Batismo nos abre a porta do céu

06/01/2023

O Batismo nos abre a porta do céu

O Batismo nos abre a porta do céu - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Com a Solenidade da Epifania do Senhor fechamos o Tempo do Natal e começaremos a viver o Tempo Comum. No primeiro dia do Tempo Comum celebramos o Batismo de Nosso Senhor, festa que acontece sempre no dia 8 de janeiro. Mas neste ano ela será transferida para a segunda-feira, dia 9, pois celebraremos a Solenidade da Epifania do Senhor no dia 8 de janeiro.

Neste dia comemoramos o início da vida pública de Jesus, quando foi batizado por João Batista no Rio Jordão, que sempre foi muito consciente em sua missão de preparar os caminhos do Senhor. Ele proclamava “um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados”, como nos fala São Lucas no Evangelho.

O Batismo do Senhor é a aceitação e a inauguração da sua missão de Servo sofredor. O número 536 do Catecismo da Igreja Católica nos fala que a “Aceitação de Jesus responde a voz do Pai, que coloca toda a sua complacência em seu Filho. No Batismo de Jesus abriram-se os céus, que o pecado de Adão havia fechado; e as águas são santificadas pela descida de Jesus e do Espírito Santo, prelúdio da nova criação”.

O parágrafo 537 aponta o significado do Batismo para nós, cristãos. “Pelo Batismo, o cristão é sacramentalmente assimilado a Jesus que, no seu batismo, antecipa a sua morte e ressurreição. Deve entrar neste mistério de humilde abatimento e de penitência, descer à água com Jesus, para de lá subir com Ele, renascer da água e do Espírito para se tornar, no Filho, filho-amado do Pai e viver numa vida nova.”

No Prefácio da Missa da Festa do Batismo do Senhor, o sacerdote reza: “Hoje, nas águas do rio Jordão, revelais o novo batismo com sinais admiráveis. Pela vossa descida do céu, ensinais que vosso Verbo habita entre os seres humanos. E pelo Espírito Santo, aparecendo em forma de pomba, fazeis saber que o vosso servo, Jesus Cristo, foi ungido com o óleo da alegria e enviado para evangelizar os pobres”.

Sacramento do Batismo

O Batismo é o primeiro sacramento que recebemos, faz parte do que chamamos Sacramentos da Iniciação à vida Cristã, juntamente com a Eucaristia e a Confirmação. Como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, é através do Batismo que somos inseridos no coração amoroso de Deus.

O Catecismo da Igreja nos ensina que “Este sacramento é também chamado ‘banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo’, porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual ‘ninguém pode entrar no Reino de Deus’. Este banho é chamado iluminação, porque aqueles que recebem este ensinamento catequético ficam com o espírito iluminado. Tendo recebido no Batismo o Verbo, luz verdadeira que ilumina todo o homem, o batizado, depois de ter sido iluminado, tornou-se filho da luz e ele próprio luz” (CIgC 1215 e 1216).

Ainda de acordo com o Catecismo, “O Batismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus. Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo o que há de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que não trazem nada; Graça, porque é dado mesmo aos culpados; Batismo, porque o pecado é sepultado nas águas; Unção, porque é sagrado e régio; Iluminação, porque é luz irradiante; Veste, porque cobre a nossa vergonha; Banho, porque lava; E Selo, porque nos guarda e é sinal do senhorio de Deus”.

Marcos Paulo Mota