Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. 18º Congresso Eucarístico Nacional 2022

18/11/2022

18º Congresso Eucarístico Nacional 2022

18º Congresso Eucarístico Nacional 2022 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

De 11 a 15 de novembro aconteceu um dos eventos mais importantes da Igreja Católica no Brasil, o 18º Congresso Eucarístico Nacional na Arquidiocese de Recife e Olinda. O evento teve como tema: “Pão em todas as mesas” e o lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (cf. At 2,46). O congresso foi realizado em parceria com o Regional Nordeste 2 da CNBB, composto pelas províncias eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

 

Esses congressos eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo. O objetivo é professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico. No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico aconteceu na Arquidiocese de Salvador, na Bahia, em 1933. 

 

A programação do 18º CEN contou com celebrações solenes, catequeses, simpósio teológico, feira católica, exposições, atividades culturais, entre outros. As atividades envolveram as 150 paróquias da Arquidiocese anfitriã, espalhadas em 19 municípios, mais o distrito estadual de Fernando de Noronha. Participaram do encontro todas as arquidioceses e dioceses do Brasil. Da nossa Arquidiocese estiveram presentes cerca de 20 pessoas, entre padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas, o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino. 

O arcebispo de Goiânia mostrou-se muito animado de encontrar com irmãos que vieram de todas as partes do Brasil. Aproximadamente 200 bispos e mais de mil padres marcaram presença no 18º CEN. “Um povo de Deus animadíssimo nas muitas atividades que o congresso oferece. Animando em nosso coração o desejo de servir ao povo de Deus, de zelar pelo sentido da Eucaristia e pela vivência da própria Eucaristia, com esse dobramento tão importante que o congresso propõe, ‘Pão em todas as mesas’, celebrar a Eucaristia, compromisso de partilhar o pão”, destaca Dom João.   

 

Programação

Na primeira noite do 18º CEN, dia 11 de novembro, foi realizada a Celebração Eucarística Campal, em Olinda. A Santa Missa foi presidida pelo cardeal Dom António Marto, na ocasião, representando o Papa Francisco. Concelebraram o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, o Núncio Apostólico no Brasil, Giambattista Diquattro, bispos e padres de várias dioceses e arquidioceses.

Na extensa programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional aconteceu a Vigília das Juventudes, com início na noite do sábado, dia 12, e foi até a manhã do domingo, dia 13. Foi um momento muito bonito de adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentações culturais, louvor, exposição das relíquias dos beatos Carlo Acutis e Benigna Cardoso, Santo Rosário e Celebração Eucarística. Mesmo com chuva forte, cerca de 20 mil pessoas estavam presentes. 

 

No sábado, dia 12, pela manhã, teve início o Simpósio Teológico, que contou com diversas oficinas e conferências, tendo como tema central a Sagrada Eucaristia. Na noite do sábado, Dom João Justino presidiu a celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, bairro do Janga, cidade Paulista-PE. Concelebraram o pároco Pe. Deyvson e padres da comitiva de nossa Arquidiocese. Essa paróquia acolheu o nosso arcebispo durante três dias para uma programação especial. 

 

Como parte dessa programação, no domingo dia 13 de novembro, Dom João ministrou o Sacramento da Primeira Eucarístia para 25 crianças, na paróquia em que o acolheu. Na ocasião, o arcebispo falou às crianças do sacramento como sinal de comunhão com Cristo, mas também a importância das outras comunhões que firmaram e devem firmar ao longo da vida. Com Deus, com família, com os irmãos e irmãs, com a Palavra e com a natureza. 

Durante o congresso cada bispo foi acolhido em uma paróquia para um momento de vivência. Nesta edição, os epíscopos tiveram a missão de celebrar a Primeira Eucaristia para cerca de 3.000 crianças. As solenidades aconteceram nas 150 paróquias e em três áreas pastorais da Arquidiocese anfitriã. Depois, os bispos e arcebispos celebraram Santa Missa junto com os fiéis da comunidade local. 

 

Na noite de segunda-feira, dia 14, Dom João Justino presidiu a Celebração Eucarística na Capela de São Francisco, no bairro do Janga, cidade Paulista-PE. Concelebraram o pároco Pe. Deyvson e padres da Arquidiocese de Goiânia que integraram a comitiva, encerrando a programação na paróquia que o acolheu. 

O 18º CEN exaltou a cultura popular e erudita, durante os dias de evento, com uma série de apresentações culturais em Igrejas e teatros com entrada gratuita.  

 

Arquidiocese de Goiânia, sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional

No dia 15 de novembro, ao final da Celebração Eucarística que encerrou o 18º Congresso Eucarístico Nacional, Dom Joel Portella, secretário-geral da CNBB, anunciou a Arquidiocese de Goiânia como sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional em 2027. Durante o anúncio, Dom João recebeu a réplica do ostensório produzido exclusivamente para o 18º CEN, enviada para a Arquidiocese anfitriã da próxima edição. Segundo a Arquidiocese de Olinda e Recife, essa ação foi inédita dentro da programação dos congressos eucarísticos. 

 

Com muita alegria, o nosso arcebispo desde já agradece a escolha e convoca todos nós para fazer de Goiânia a capital Eucarística do Brasil, de 3 a 7 de setembro de 2027. “Junto com as dioceses do Regional Centro-Oeste vamos nos preparar para viver, acolher, celebrar, refletir e festejar o Mistério Eucarístico em nossa vida de fé. Contamos com a sua adesão a esse projeto tão bonito da Igreja do Brasil e que Goiânia acolhe para servir os irmãos e irmãs que vierem celebrar conosco o 19º Congresso Eucarístico Nacional”, destaca Dom João Justino. 

 

Dom Helder Câmara

Ainda em Recife, na quarta-feira, 16 de novembro, Dom João presidiu a Celebração Eucarística na Igreja Nossa Senhora da Assunção, conhecida como Igreja das Fronteiras, onde Dom Helder Câmara celebrou e viveu durante 31 anos. O arcebispo ressaltou o sentimento de gratidão pelas experiências vividas durante os dias de Congresso Eucarístico Nacional e como é significativo celebrar onde Dom Helder esteve por tanto tempo. Na ocasião, Dom João e sua comitiva foram acolhidos pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que auxiliam na preservação do Instituto Dom Helder Câmara.

Na missa de encerramento do 18º CEN foi dada a notícia do avanço do Processo de Canonização de Dom Helder Câmara, que já é considerado Servo de Deus, o próximo passo é ser considerado Venerável.

 

Leia o comunicado oficial: 

Exmo. e Revmo.

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB

 

Comunico que foi emitido hoje, em Roma, o Decreto de Validade Jurídica do Processo de Dom Helder Camara, reconhecendo que todos os atos e toda documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos. Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo “Venerável”.

 

Rezemos nessa intenção.
Roma, 15 de novembro de 2022.
Frei Jociel Gomes, OFMCap.
Vice-postulador

 

Casa do Pão

Na terça-feira, dia 15, aconteceu em Recife a inauguração da Casa do Pão, como gesto concreto do 18° Congresso Eucarístico. A primeira atividade ofereceu café da manhã com mil refeições para os bispos e os futuros assistidos do projeto.

O espaço é voltado para pessoas com dificuldades socioeconômicas e contará com capela, restaurante popular, lavanderia, atendimento social, espiritual e psicológico, capela, banho e descanso. A Casa do Pão quer ser, na Arquidiocese de Olinda e Recife, “uma continuidade do Congresso Eucarístico Nacional, sinal de amor aos pobres e de diminuição da desigualdade social”.

A manutenção ficará por conta de voluntários e do diaconato da Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com instituições públicas e privadas.

 

 

Gabriela Rodrigues e Talita Salgado 

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar