4. VI Dia Mundial dos Pobres

11/11/2022

VI Dia Mundial dos Pobres

Sejamos uma rede de solidariedade no cuidado com os mais pobres

VI Dia Mundial dos Pobres - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Neste domingo, dia 13 de novembro, celebramos o VI Dia Mundial dos Pobres. Esta data foi instituída pelo Papa Francisco em 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Na Carta Apostólica Misericordia et Misera, o Papa Francisco disse que o Dia Mundial dos Pobres deverá ser celebrado “em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum”. De acordo com o Pontífice, este dia “será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”. Esta data também servirá para nos ajudar a refletir “como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa” (cf. Lc 16,19-21).

Neste ano o tema do Dia Mundial dos Pobres é “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2Cor 8,9)”. “Com estas palavras, o apóstolo Paulo dirige-se aos cristãos de Corinto para fundamentar o seu compromisso de solidariedade para com os irmãos necessitados.” O Dia Mundial dos Pobres se torna também um momento propício para “nos ajudar a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual”, como nos explica o Santo Padre em sua mensagem para a celebração em 2022.

Francisco também ressalta que o encontro com os mais necessitados irá nos permitir acabar com a ansiedade e medos inconsistentes. “Na realidade, os pobres, antes de ser objeto da nossa esmola, são sujeitos que ajudam a libertar-nos das armadilhas da inquietação e da superficialidade.”

Subsídio de formação para a Jornada Mundial dos Pobres
No Brasil o tema escolhido para animar a VI Jornada Mundial dos Pobres é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, que está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, com as Pastorais Sociais e Organismos, lançou o material para possibilitar a preparação para o VI Dia Mundial dos Pobres. O subsídio contém materiais que irão contribuir no entendimento e dinamização das atividades propostas. O material apresenta: a mensagem do Papa Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres; a reflexão teológica do tema assumido para a Jornada Mundial dos Pobres no Brasil: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37); o texto de aprofundamento social e econômico da realidade da fome no Brasil; a Roda de Conversa para ser vivenciada em comunidade; as sugestões de gestos concretos para a superação da fome; a Oração da Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome.

O texto de aprofundamento social e econômico mostra que o crescimento da fome no Brasil já era visível antes mesmo da pandemia, mas “a chegada do novo coronavírus serviu para agravar e potencializar um quadro que há anos já estava sendo pintado”. De acordo com dados divulgados em 2021, houve um aumento de 54% no cenário de insegurança alimentar em relação ao ano de 2018.

Dia Mundial dos Pobres na Arquidiocese de Goiânia
Em sua carta para o VI Dia Mundial dos Pobres na Arquidiocese, Dom João Justino anima os párocos e administradores paroquiais a organizarem “um encontro com os agentes da pastoral paroquial com o objetivo de identificar o modo como a paróquia, no conjunto de suas comunidades, está se comportando diante dos pobres”. Ele também evidencia a importância de avaliar as iniciativas de assistência e promoção social, “considerando o envolvimento dos fiéis e a percepção de outras realidades humanas de pobreza que estão escondidas ou camufladas”.

Padre Jonisoncley Santos, coordenador para Ação Social da Arquidiocese de Goiânia, explica que os encontros nas paróquias, acompanhados pelas iniciativas sociais, servirão para “promover atos de caridade, momentos de formação, de oração e de cuidado com os irmãos mais pobres”. Ele também salienta que as ações não devem acontecer somente nesta ocasião, porque as pessoas precisam sempre de ajuda.

Na carta, o arcebispo também indica um novo passo na Arquidiocese. A proposta é que se organize em nível arquidiocesano as pastorais sociais “como uma rede de solidariedade e cuidado dos mais pobres, necessitados e excluídos. Neste sentido, começamos os diálogos para a criação do Vicariato Episcopal para a Solidariedade que terá a missão de promover a comunhão entre todos os que, em nome da Arquidiocese, atuam em favor da superação da pobreza, desenvolvem ações de solidariedade, educam para a transformação sociopolítica e, sobretudo, evangelizam os pobres (cf. Lc 4,18)”.

“Com nosso abraço fraterno, alimentamos a esperança de que o empenho de toda a nossa Igreja local − por seus bispos, padres, diáconos, consagrados(as) e leigos(as) − não deixará de buscar este encontro privilegiado com o Senhor Jesus, que se fez pobre para nos enriquecer (cf. 2Cor 8,9). Nossa Senhora Auxiliadora nos acompanhe todas as vezes que formos ao encontro daqueles nos quais o seu Filho quis fazer-se presente”, conclui Dom João.

Larissa Costa