4. Conser de 2022

Conser de 2022

Bispos do Regional Centro-Oeste se reuniram para o último Conser de 2022

Conser de 2022 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Entre os dias 24 e 28 de outubro os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB estiveram reunidos para a terceira reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser) em 2022. Entre os assuntos principais, foram discutidos o 3º Ano Vocacional, a Comunicação e a Pastoral Catequética.

Dom Waldemar Passini Dalbelo, bispo da Diocese de Luziânia e presidente do Regional, explicou cada um dos três assuntos que foram prioritários:

1º. A Animação Bíblica da vida e da pastoral
“Discutimos como a Palavra de Deus pode alcançar os fiéis, como eles podem conhecer mais a Palavra. E, assim, como eles podem rezar com a Palavra, como serem iluminados pela Palavra de Deus. No âmbito Pastoral, a Palavra precisa ser a fonte para que os movimentos se alimentem espiritualmente. Também foi discutido mais uma vez o Ministério dos Catequistas, em que falamos sobre a importância desses nossos irmãos e irmãs no trabalho de evangelização.”

2º. Comunicação
“O segundo tema prioritário da nossa reunião é a comunicação, que é tão essencial e uma chave para nossa existência. Mas dentro dessa revolução que vivemos, nós precisamos sempre estar atualizados e agora é muito importante colocarmos a comunicação a serviço da comunhão. Sabemos que a comunicação é capaz de prestar esse serviço de comunhão e de paz. A nossa sociedade está pedindo à Igreja uma qualidade e uma postura de comunicação que gere encontro, diálogo e comunhão.”

3º. Ano Vocacional
“O terceiro assunto, mas não menos importante, pelo contrário, importantíssimo, é o 3º Ano Vocacional que acontecerá de 20 de novembro de 2022 até 26 de novembro de 2023. Tanto a abertura quanto o encerramento se darão na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, data em que celebramos o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. Neste ano, em nosso Regional, vamos movimentar nossas dioceses para rezar e promover ações que levem os fiéis a um processo de discernimento vocacional, para qualquer vocação específica.”

Avaliação de Pastoral Anual

Nos dias 28 e 29 de outubro os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB se reuniram com representantes de todas as pastorais e movimentos para fazerem a Avaliação de Pastoral Anual, que há dois anos não acontece de forma presencial. O tema das Comunidades Eclesiais Missionárias, assumidas como prioridade pastoral na XX Assembleia Eclesial do Regional, realizada em 2019, foi apresentado pelo padre José Carlos Pereira.

As Comunidades Eclesiais Missionárias são um desejo que vem desde a V Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe que aconteceu no ano de 2007, em Aparecida - SP. No documento de Aparecida, transformações estruturais e pastorais são solicitadas e com recomeço a partir de Jesus Cristo. Para que isso aconteça é necessário que a vida na comunidade eclesial passe por algumas transformações.

A coordenadora da Pastoral Catequética e o coordenador da Pastoral Vocacional fizeram suas avaliações desses últimos dois anos de caminhada em tempo de pandemia.

“Minha avaliação da Pastoral nestes dois anos é positiva, pois, mesmo com a pandemia, a catequese não parou, aconteceram muitos encontros on-line. O nosso Regional Centro-Oeste nos proporcionou muitas formações on-line. Aconteceram várias lives promovidas pela CNBB, e a participação do nosso regional foi numerosa. Neste ano de 2022, já retomamos as atividades presenciais.” Anamar Arrais – Coordenadora da Pastoral Catequética do Regional Centro-Oeste

“Os trabalhos da Pastoral Vocacional continuaram, os encontros vocacionais aconteceram de forma on-line. Com isso, a Igreja não deixou de acompanhar os jovens que sentem no coração o desejo de entregar a sua vida ao Senhor. Nossa maior dificuldade foi com os Encontros de Despertar Vocacional, que é o anúncio do Evangelho da vocação que chega às comunidades, mas as comunidades estavam sem se reunir. Já retomadas as atividades presenciais, a Pastoral Vocacional continua seu trabalho de formar aqueles que são chamados pelo Senhor da messe.” Pe. Paulo Henrique Almeida – Coordenador da Pastoral Vocacional do Regional Centro-Oeste

Marcos Paulo Mota